OS SIGNIFICADOS DE NOSSA CASA ATRAVES DOS TEMPOS

 Nos tempos atuais vivemos a procura da prosperidade, de relacionamentos e da cura física e emocional e acreditamos que isto se encontra fora, em nosso mundo exterior, e não percebemos que esta solução encontra-se na maioria das vezes na nossa própria morada. A casa em sua forma e tamanho, a sua localização, simbolicamente esta associada ao nosso mundo pessoal, ao nosso EU, já que ela funciona como uma espécie de redoma dos próprios indivíduos que se movimentam e se organizam a partir desse lugar de moradia.
Nossa casa é o reflexo ou espelho do nosso universo onde encontramos concentrado nosso espaço físico, emocional e psicológico.
As estruturas, desenhos e formatos de uma casa dependem de cada região em função do clima, culturas e espaços físicos, e foram se modificando durante o passar dos tempos.
                              
 Os antigos povos nômades escolhiam suas casas em formato redondo, como uma representação da roda, seu meio de transporte. As tendas seguiam padrão de fácil manuseio e materiais duráveis pelo fato deles nunca se fixarem por muito tempo em um determinado lugar. Já os índios americanos e, várias outras civilizações nômades européias escolhiam suas tendas em formado também redondo, mas, com uma abertura para fogueiras tanto para rituais como também para aquecimentos nos períodos frios.
Ainda com relação aos significados, os antigos índios Sioux, montavam suas tendas com um eixo central como sustentação numa referencia a Casa da Dança do Sol, numa representação a astrológica cósmica com o movimento da Lua. Já os povos tibetanos ligados ao taoísmo e ao budismo utilizavam a simbologia da Roda da Vida, onde o corpo humano era representado por uma casa com seis janelas uma alusão os seis sentidos.

                              


As formas redondas simbolizam e se relaciona ao incalculável e ao natural, representa à flexibilidade, o infinito, o ilimitado, passa a idéia de totalidade, de movimento, de inovação, e está intimamente ligado com o orgânico. Essa forma nos leva ao ser gregário, unido, onde, como uma espécie de Távola redonda, todos se vêem e se escutam ao redor de um local.
Com o passar dos tempos a modernidade e o sedentarismo nos trouxe as formas quadradas traduzindo significados como solidez, sobriedade, repouso, neutralidade, passividade, estrutura, estabilidade, ordem. Pode ainda indicar frieza e impessoalidade e também uma alusão aos pontos cardiais. Em algumas culturas seguindo-se os princípios do Feng Shui como no caso da cultura chinesa e no Vastu Shastra dos povos indianos. Já os povos de origem árabe utilizam o formato quadrado, mas com um chafariz central ou jardim simbolizando o paraíso interno ou o universo fechado.  




Ainda sob o ponto de vista analítico e psicológico, nossa casa representa a mente consciente e inconsciente, nos protege, nos abriga e expressa nosso lado cognitivo e emocional através de como a decoramos, cuidamos, mantemos e que muitas vezes nos distingui uns dos outros pelos nossos gostos e estilos.
A nossa casa representa e significa segurança, pois, é o local onde somos nós mesmos, e diferentes de qualquer outro espaço público, ela representa nossa base nossa estrutura onde nascemos e/ou nos criamos, e onde se enquadra nossa família. Miguel Angel...

Nenhum comentário: