REALIDADE, BESTEIRA OU CRENÇA POPULAR?


O Feng Shui, não funciona! Isso é besteira!

Escuto isso ainda muitas vezes nas minhas andanças por diferentes cidades por onde passo a trabalho. Muitas pessoas ainda têm esse discurso, e, diante disso gostaria de falar e explicar um pouco mais de fatos históricos e reais.

Antigamente os palácios, os templos e igrejas no mundo todo eram construídos com certos cuidados, esmero e um profundo estudo, devido à importância que se dava a esses lugares sagrados.

Esses arquitetos e engenheiros dessa época projetavam e construíam com base em estudo da Geometria Sagrada, uma arte que vem dos templos da Grécia antiga e, que quando observamos, ficamos estarrecidos com tanta beleza.

Pois bem, esses professionais utilizavam as formas, medidas e proporções sagradas e todos esses estudos e conhecimentos existentes e, desde essa época, migrou para diversas partes do mundo, principalmente a Ásia, berço da filosofia Oriental do Vastu Shatra e do Feng Shui.

O Baguá como hoje é conhecido é um polígono de forma octogonal e dentro da geometria sagrada serve para encontrar a renovação material, pois ele nos dá à ordenação do espaço físico através de princípios cósmicos, e assim, podemos perceber que todas grandes civilizações distribuíam seus impérios, utilizando esta forma octogonal, que também nos traz uma sensação de reagrupamento físico em direção a um propósito, mas especifico.

O círculo é o símbolo do céu e o quadrado da terra e o octógono vem a ser a figura intermediaria entre um e outro através da qual se consegue a misteriosa circulatória do quadrado e a quadratura do círculo, que nos fala da união indissolúvel do espírito e da matéria.

Por toda essa falta de conhecimento no social dos nossos dias é que o Feng Shui ainda é pouco aceito nos dias de hoje, mas esse estudo tem como base principal a utilização da forma octogonal (O BAGUA) para encontrar o ponto de equilíbrio da arquitetura sagrada em nossos ambientes.

Por isso afirmo e aconselho que todos possam aproveitar esses conhecimentos milenares em nossos dias para poder alcançar o equilíbrio e a integração tão desejada em nossas vidas material e espiritual a caminho de nosso EU.

Miguel Angel      

Nenhum comentário: