TRANSTORNO DO PÂNICO


Podemos dizer que o Transtorno do Pânico caracteriza-se como ocorrências de crises de forte ansiedade e medos. Elas se manifestam de maneira intensa repentinamente e costumam provocar no individuo sensação de mal estar mental e físico, vontade de sair do lugar onde se encontra e muitas vezes sensação de medo de morrer.

O pânico é uma reação normal de que se apresenta às pessoas e serve como alerta de fuga de situações de perigo como catástrofes, acidentes, incêndio, etc. Quando o pânico se manifesta sem que se tenha uma causa especifica, ele fica caracterizado como patológico e a isso chamamos de transtorno do pânico.
Para que possamos caracterizar como transtorno do pânico, é necessário que a pessoa apresente alguns dos critérios relacionados abaixo.

1.    Que a ocorrência dos ataques tenha repetições, que podem ser semanais, mensais, e às vezes até diárias.
2.    Que dos sintomas relacionados a seguir, pelo menos quatro devem estar presente.
a)    Aceleração da freqüência cardíaca;
b)    Sudorese nas mãos e nos pés;
c)    Tremores nas mãos ou em todo o corpo;
d)    Sensação de desmaio
e)    Náuseas;
f)     Tonteiras;
g)    Dores do peito (que muito acham que estão tendo ataque cardíaco)
h)    Medo de perder o controle, ou medo de enlouquecer;
i)      Medo de morrer.
j)      Ondas de calor ou de arrepios.

Não existe uma causa especifica cientificamente comprovada ate hoje que possa ser diagnosticada como causadora desse transtorno. Mas quando esse sintomas acontecerem e se presentão, é necessário que a pessoa procure um profissional competente para ajudá-lo.  Geralmente a pessoa necessita de um médico psiquiatra para um acompanhamento medicamentoso e um psicólogo para o tratamento emocional para a cura do transtorno.
Algumas vezes, esses sintomas se apresentam depois da pessoa passar por traumas intensos. Não se tem um numero estatístico, mas, é bastante expressiva a quantidade de pessoas que tem apresentado esse transtorno com uma incidência maior nas mulheres (dois para um) e na faixa etária de 30 anos, podendo ainda acontecer na infância e também na velhice.

O tempo de duração do transtorno de pânico se a pessoa não procurar ajuda é imprevisível e podem durar anos levando a outras comorbidades como depressão e fobias sociais.
O importante é que a pessoa que apresentar esse transtorno que não se feche no seu mundo, com vergonha do que as pessoas possam pensar a seu respeito já que e muito normal ter nos tempos atuais, também aos familiares e as pessoas próximas muitas vezes desinformadas nem sempre entendem o que se passa com pessoa e fazem criticas e julgamentos severa a respeito.

Portanto, se você ao alguém próximo estiver apresentando alguns dos sintomas citados procure ajuda de um médico psiquiatra ou de um psicólogo, pois eles saberão como ajudar proceder nessas situações. Miguel Angel.

Nenhum comentário: