TERAPIA X FENG SHUI



Quando devemos procurar?
Quando percebemos que não podemos ou não conseguimos lidar com as nossas dificuldades essa seria a hora de procurarmos uma terapia. Mas, será que precisamos deixar as coisas chegarem a esse ponto? Não seria mais fácil cortarmos caminho e procurar uma auto-descoberta antes do pote transbordar, antes que vivamos “Um dia de Fúria”?(Michael Douglas)

O que é terapia.

É a atividade exercida por um profissional que trabalha com técnicas de autoconhecimento e estudos da mente. O seja, um terapeuta é um profissional com formação em psicologia, já a psicanálise atua no campo clínico e de investigação teórica da psique humana que independente da psicologia, embora também inserido nesta, foi desenvolvido porSigmund Freud, médico neurologista austríaco que se propõe à compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente.

Importante ainda é observar que em linguagem comum, o termo psicanálise é muitas vezes usado como sinônimo de psicoterapia ou mesmo de psicologia. Em linguagem mais própria, no entanto, psicologia refere-se à ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, psicoterapia ao uso clínico do conhecimento obtido por ela, ou seja, o trabalho terapêutico baseado no corpo teórico da psicologia como um todo,  e psicanálise refere-se à forma de psicoterapia baseada nas teorias oriundas do trabalho de Sigmund Freud; psicanálise é, assim, um termo mais específico, sendo uma entre muitas outras formas de psicoterapia.)

No campo da psicoterapia, temos diversas abordagens metodológicas, e independente de qual seja essa abordagem, todas as psicoterapias levam ao mesmo fim, ou seja, a cura e o autoconhecimento do indivíduo.
Muitas vezes a pessoa procura um terapeuta, por indicação de um amigo medico ou parente, e dessa forma, não está muito interessada em qual é a abordagem ou técnica que o profissional exerce. Ela nesse momento precisa de alguem que a ajude ou lhe dê suporte, e dai, entender o processo pelo qual  está passando. É muito importante o laço formado entre o profissional e o cliente/paciente, pois dai virá todo desenvolver de uma boa terapia. Sem uma empatia e confiança, não há uma terapia positiva.
São várias as abordagens e técnicas psicologicas terapeuticas tais como, Gestaltterapia, Cognitivo Comportamental, Rogeriana, Reichiana, Psicanálise, Terapia Breve, Terapia de casal, que vão desde focar um sintoma especifico ao autoconhecimento como um todo.

Uma terapia não tem data nem tempo estabelecido para inicio e fim, tudo é estabelecido entre o terapeuta e o paciente/cliente e depende da demanda de quem procura terapia. É importante salientar que em alguns casos a terapia precisa de um respaldo de um médico psiquiatra, pois sera necessário um tratamento medicamentoso, por isso uma parceria entre Terapeuta e Psiquiatra é muito util e proveitoso para o paciente.



Como relacionar Terapia com o Feng Shui? Da mesma forma que o corpo e a mente necessitam muitas vezes de ajuda psicológica, o seu espaço de moradia e/ou de seu trabalho também precisam de uma harmonização. A nossa casa e o nosso ambiente é um reflexo de nós mesmo, por que arquitetura vai influenciar diretamente em nosso psicológico e em nossas emoções e até na saude atravez dos objetos, das formas e das cores,  esta  técnica filosófica atua diretamente nas dificuldades do ser humano, tendo a finalidade de harmonizar o homem fazendo uma integração do mesmo com seu meio ambiente.
E quando devemos procurar um consultor de Feng Shui? Acredito que junto com uma terapia para poder fazer essa integracao do interno com o externo da mesma forma que cuidamos do corpo e da mente temos que cuidamos de nosso ambiente. 

Portanto, não deixe que seu pote transborde, uma terapia sempre é boa para se ver e se reconhecer com outro olhar e uma autodescoberta que ira beneficiar muito voce. Miguel Angel..

Nenhum comentário: