GUARDIÃ DAS CASAS, DEUSA BASTET



No Egipto dos faraós os gatos eram adorados por que representará a Deusa Bastet a Deusa Gata protetora dos gatos, das mulheres, da maternidade e da cura. 

Regida pela Lua, era guardiã das casas e feroz defensora dos seus filhos, representando o amor maternal, com uma ninhada de gatinhos a seus pés, simbolizando a fertilidade.

Na aquela época o símbolo do gato preto era utilizado pelos médicos egípcios para anunciar a sua capacidade de cura. Os gatos eram sagrados no antigo Egito eram embalsamados em grandes cerimônias quando morriam, porque eram considerados como encarnação da deusa e quem matava um gato era condenado à pena de morte em aquela época.

A Deusa Bastet e representada como uma gata preta, com um brinco e um colar ou uma mulher com cabeça de gata e um sestro que ela traz na mão simbolizando o prazer da música e da dança. 

Os antigos egípcios representavam os seus deuses com aspecto humano e com cabeça de animal e cada Deus tem seu animal sagrado associado e digno de adoração, como se fosse a própria divindade.





E tal como os humanos os animais eram também mumificados para assim poderem ser preservados no além.
Bastet quando agressiva se transforma em Sekhmet, a deusa de cabeça de leoa coroada com um disco solar e corpo de mulher. 

Os egípcios tiveram dificuldades para dissociar essas duas divindades e dizem que Bastet e Sekhmet são umas únicas pessoas com personalidades e características diferentes.


A Deusa Bastet foi uma das divindades mais veneradas no Antigo Egito, é a protetora dos lares, da família e do amor maternal porque ela pode se transformar em um felino feroz quando algum de seus filhos é atacado. Miguel Angel...

Nenhum comentário: