UMA BOA CONVERSA

Qual a diferença entre falar e comunicar?

Falar é a emissão de sons e comunicar é a habilidade de se expressar com sinceridade, verdade, qualidades que criam vínculos íntimos, que irão determinar nosso grau de relacionamento. A partir daí, criamos afeto, inclusão, respeito, companhia, aprovação, acolhimento...

Essa é a diferença, fator importante no começo de qualquer relacionamento, seja no meio social, parceria, amizade ou relacionamento afetivo.

Quando nas relações existe comunicação sincera, iremos trilhar o caminho do sucesso. Se ela fracassa, nos leva alegria de viver.

A falta de comunicação nos relacionamentos apresenta uma face oculta ligada ao medo, insegurança, complexo ou fragilidade...

Todo empreendimento humano  requer comunicação na troca de  ideias, expressão de sentimentos, emoções e ações, mecanismos de  interação, combustível necessário  em uma relação.

Falar, sem comunicar, é a forma que temos de manipular, ocultando a verdade, não tratando a relação com devido respeito, perdendo assim, a oportunidade de evoluir.

Comunicar acaba com o egoísmo, estabelecendo interesses comuns, afastando a competição e permitindo a convivência com ideias diferentes.

O que nos distingue dos outros seres é a consciência, capacidade de comunicar, refletir e de sentir. Comunique a verdade, se comprometendo com responsabilidade que é bem diferente de escrever ou de postar imagens para falar.

Crescermos quando temos a competência emocional sadia.

Amar o outro é comunicar a verdade. O resto é lixo psicológico, sem sentido e significado.

Miguel Angel

.

 

Nenhum comentário: