CANTOTERAPIA

Há mais de 20 anos, criei um trabalho em que procurava ajudar as pessoas a vencer os seus bloqueios e inibições para que elas pudessem cantar com confiança e prazer. A este trabalho sem pretensões, cuja maior motivação era transmitir aos outros a alegria que eu mesma sinto em cantar, dei o nome de Cantoterapia.

Desde então, passaram pelas minhas mãos alguns milhares de alunos. Mas até hoje, quando alguém vem me procurar na minha Oficina da Música, é frequente a questão: afinal, o que é a Cantoterapia? Um curso de técnicas de canto, ou uma atividade terapêutica de grupo? E eu respondo: na verdade, ela é uma mistura dos dois.

O canto é uma forma primária e intuitiva de expressão humana. Mas nem todos se permitem cantar com liberdade e prazer, sem censura de qualquer espécie. É aí que atua a Cantoterapia, ajudando as pessoas a entrar em contato com as suas emoções, a acreditar em si mesmas, a ganhar autoconfiança, para que possam aprender a cantar bem.

Por outro lado, cantar bem e sem inibições permite às pessoas exprimir de público os seus sentimentos. Esse é o segundo segredo da Cantoterapia. Se um aluno melhora a sua autoestima e autovalorização até o ponto de se  expor cantando com segurança e alegria, ele se sentirá também mais preparado para ser feliz em outras áreas da vida. O palco da Cantoterapia é uma metáfora para o palco da vida.

A Cantoterapia é um canal que leva à valorização da vida, que proporciona uma visão otimista das nossas possibilidades enquanto seres humanos, e ensina a crer em nossa capacidade de superar as dificuldades e encontrar a felicidade.

Não existe felicidade sem o autoconhecimento, a busca por ideais e a doação de si. Só assim se pode atingir a verdadeira paz de espírito e consequentemente ser feliz.

É preciso fazer um treinamento constante para ser feliz. E a Cantoterapia é uma das práticas que ajudam nesse sentido. Então cante muito, melhore a sua qualidade de vida! Sonia Joppert

Tel:. (21)2259.8887 / (21) 22743258


Nenhum comentário: