CRONOS (UM MITO)

Acordei cedo, como é habitual no meu dia a dia, mas fiquei, mais um tempo deitado sem fazer nada (preguiça) e, de repente, perdi duas horas e o tempo de ir remar...

Bom, resolvi verificar meu telefone e vi que tinha várias mensagens, outras tantas curtidas, e assim continuei a vê e mexer no telefone, lendo, respondendo, curtindo, e lendo coisa que nada tinham a ver comigo, mas... Quando percebi vi que “perdi” quase uma hora de meu tempo sem me dar conta.

Refletindo por esse lado vejo como no dia a dia, nos transportes públicos, caminhando na cidade, dirigindo veículos (que proibido) no trabalho, almoço, lanche etc. Todo o mundo está ligado nas redes sem perceber a vida ao seu redor não vendo nada e o tempo passa sem piedade ou culpa.

Como perdemos tempo com coisas sem sentido!  Seguindo artistas famosos, pessoas influentes na moda, costumes, estilos e até amigos, conhecidos, e mais próximos (namorados/as, paqueras, etc.) nas redes (Instagram, Facebook, Whatsapp etc.) e para saber o que eles estão fazendo, o que, com quem, que horas onde e por quê? Acho perda de tempo e, perda de tempo é perder-se de si próprio de nossa natureza.
Voltando ao mito, diz a Mitologia que Cronos seria destituído de seu poder por um dos seus filhos, então ele decidiu que todos os filhos de que saíssem do ventre de sua esposa a Mãe Gaia seriam devorados por ele porque temia perder seu trono para algum de seus filhos. Por isso ele é considerado o devorador do destino, é o deus  que controla o tempo desde o nascimento até à morte. Ele é cruel,  porque escraviza os seres dentro de seu tempo, os  mantém na sensação  do tempo que passa e se perde. 

Na nossa sociedade isso é profundamente visível, porque vivemos enquadrados nas horas contadas do relógio, nas metas, resultado além de controle e apego porque nos temos que encaixar nas expectativas sociais e vamo-nos perdendo de nós mesmos e assim perdendo o tempo de viver!

Saiba que tornamo-nos inteiros apenas quando nos libertamos dessa dependência e devemos pensar o que realmente é importante para mim agora? Hoje? Será que temos que fazer algumas rupturas de comportamentos e atitudes para manter uma mente saudável e equilibrada, caso contrário perdemos tempo pensando no passado e no futuro.

Assim como no mito, nós continuamos lutando para vencer o pai tempo (Cronos), para não sermos devorados por ele. O tempo pertence igualmente a todos. Lembre-se que o tempo não é o inimigo, é um aliado, quando nos relacionamos bem com ele, o tempo não para nem pode ser controlado, e cada um nos de tem o seu tempo para se libertar alcançar a independência e voltar ao caminho que foi traçado.

Gostaria de lembrar que não estou perdendo tempo ao escrever isto, porque estou aprendendo e pretendendo que você não perca tempo em ler este texto e sim que aproveite este tempo em tomar consciência de si mesmo. Miguel Angel.

Um comentário:

Ulisses Menezes Zimerer disse...

Sábio texto e salutar seus resultados !