LIMPANDO A CASA

Dias atrás observando uma funcionária limpando uma residência quando estava em visita profissional, me lembrei de uma citação do filósofo Gaston Bachelard no livro A Poética do Espaço.  Há um trecho onde ele se refere à arrumação da casa e a limpeza dos objetos que nela estão. Assim, decidi dividir com vocês essa interessante passagem onde ele fala sobre o polimento dos móveis.

...... No momento em que acrescentamos um clarão de consciência ao gesto maquinal, no momento em que fazemos fenomenologia esfregando um velho móvel, sentimos nascer, sob o terno hábito doméstico, impressões novas. A consciência rejuvenesce tudo. Dá aos atos mais familiares um valor de começo....... quando com um paninho de lã, que aquece tudo o que toca, passa um pouco de cera aromática em sua mesa, ele cria um novo objeto, aumenta a dignidade humana de um objeto, integra o objeto no estatuto da casa humana........Os objetos assim acariciados nascem realmente de uma luz íntima; chegam a um nível de realidade mais elevado do que os objetos indiferentes, que os objetos definidos pela realidade geométrica. Propagam uma nova realidade de ser. Assumem não somente o seu lugar numa ordem, mas uma comunhão de ordem. Entre um objeto e outro, no aposento, os cuidados domésticos tecem vínculos que unem um passado muito antigo ao dia novo. A arrumadeira desperta os móveis adormecidos .......... G,Bachelar - A Poética do Espaço, page. 80 parágrafo terceiro.
Por isso manter a casa e o local de trabalho limpos arrumados e livres de entulhos reduz o risco de armazenar energias negativas e impedindo que a energia positiva flua melhor nos ambientes e em nós.

Esvaziar os espaços de coisas inúteis, remover os objetos danificados, sem uso ou simplesmente amontoados, são atitudes liberadoras porque nos ajuda a libertar o passado e também nos afastar da depressão, simbolizando a volta a nosso Eu. Miguel Angel


Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.