RELACIONAMENTO; RELAÇÃO E RELACIONAR-SE

Hoje em dia muito se fala em relacionamentos, convívio, sociedades, vida a dois, alianças, uniões, contratos, etc., porém, tudo isso é parte essencial de nossa vida. Vivemos em sociedade e somos seres gregários, mas, como isso funciona? Ou melhor, dizendo; como podemos fazer para ter e viver um bom relacionamento?

A partir do nosso primeiro momento de vida, nosso primeiro relacionar-se é com a nossa mãe, é ela que nos introduz no mundo, em seguida vem os outros cuidadores, pai, avós, irmãos, tios e todos os que convivem nesse entorno de nossa infância.

Quando nos tornamos adolescente nos sentimos donos do mundo, nos bastamos, sabemos de tudo! Pensamos que nossos pais e os mais velhos não sabem de nada! Mas, nem por isso vivemos isolados, procuramos relacionamentos com a nossa trupe, nossa galera, nossos iguais e assim vamos formando turminhas e grupinhos.
Depois vem a juventude, a liberdade, novos interesses, novas amizades, e com isso surgem os outros relacionamentos como os afetivos, o primeiro amor, as ilusões, desilusões, e assim seguimos nossa vida nos relacionando, nos estudos, trabalho, profissão, casamento e filhos. 

O que isso quer dizer? Que temos que mantermos essas relações?
Sim e Não! São escolhas! Muito bem, Primeiro que relacionar-se com o outro ou com os outros, é aliar-se é aceitar o outro como ele. Parece fácil? Na teoria sim, mas para isso temos que fazer concessões, e entrar em acordos, sim! Acordos! Preestabelecido, pois que de outra forma não se tem como se mantém nas relações, tem que se colocar.

No sentido profissional “manda quem pode e obedece que tem juízo”, portanto em cumpro ordens porque isso faz parte do meu contrato de trabalho, sou pago (a) para isso, e, se não estou satisfeito, “pulo fora”.
Nas sociedades também funciona assim, dois ou mais sócios estipulam suas obrigações e ações para que a convivência seja saudável, rentável e durável.
E nos relacionamentos afetivos interpessoais? Essa é a parte mais difícil, pois, o bônus é sempre menor que o ônus. Por que relacionar-se com o outro é mais difícil (mas não impossível)? Porque sempre esperamos mais do outro e esquecemo-nos de nós mesmos. 

Sempre cobramos e queremos algo como atenção, carinho, amor e ajuda. Tudo o que nós damos também queremos o dobro de volta. A questão é que damos porque queremos e não para ter algo em troca. Difícil né? Somos seres humanos e esperamos recompensa pelos nossos atos, por que estamos no controle ou no apego.

Relacionar-se com o outro primeiro significa não perder a sua individualidade; é doar-se sem reservas e sem cobranças, é abdicar de alguns gostos, costumes, hábitos, para uma convivência melhor e mais ajustada. Não é anular-se, e sim um entendimento e maturidade para que se possa fazer o melhor e para que se tenha um crescer um estar junto saudável e harmônico. Miguel Angel...

Nenhum comentário: