DEPRESSÃO E A CASA


Porque não damos a devida atenção a isso? Depressão virou uma palavra tão corriqueira que não damos conta da real importância desse sintoma e não reconhecemos que faz parte de nossas vidas.
Estamos tão íntimos que utilizamos o termo “deprê” “down” para situações corriqueiras de tristeza, baixo astral, desanimo etc. mais esse sintoma nada, mas e nada menos e a depressão.

A sociedade brinca dizendo: “isso é falta de um tanque de roupa para lavar”, “tá é com preguiça” “está com TPM” “está de mau humor” e por ai vai, quando no pejorativo no caso feminino mesmo... “é falta de um homem”.
Interessante isso, os homens não ficam depressivos? Será que para eles seria a falta de um tanque de roupa para lavar? Falta de mulher? Ou de passar roupa?
Pois bem, ficar triste, ficar alegre, faz parte de nosso cotidiano e é natural da nossa existência, é o que nos move para a vida de lutas, ficamos tristes quando perdemos algo e ficamos alegres quando ganhamos algo.

A depressão surge quando ficamos no excesso da tristeza, da culpa, na amargura ou quando não elaboramos um evento estressor ou uma perda, por exemplo, um emprego, um relacionamento, um ente querido ou amigo etc., e esse excesso de emoções e sentimentos é um gatilho para um transbordamento que nos leva a um recolhimento interno exacerbado e é ai que começa a aparecer os primeiro sintomas da depressão, que se não forem percebidos por alguém próximo e mesmo pela própria pessoa pode levar a conseqüências grave e a outras futuras síndromes como o pânico e obsessões que em outra oportunidade abordarei. 



Portanto, precisamos estar atentos e dar valor a tudo que nos cerca, as tristezas e as alegrias, observando quando o excesso principalmente da tristeza e do baixo astral que se instala em nosso cotidiano, se persistir é hora de procurarmos a ajuda de um profissional da área psicológica para auxiliar e orientar nesse momento de transição.

Quero alertar que sendo minha área de harmonização de ambiente lembrar que esse estado de depressão comum hoje em dia e afeta sim nosso ambiente, ficando ele psiquicamente e energeticamente, mais poluído e contaminado, podendo interferir na prosperidade, na produtividade e nos relacionamentos, por isso não fique parado ai, sem fazer nada; chorando e se lamentando, procure ajuda. Miguel Angel...

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
RossanaEstrella disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.