ENERGIA DAS CORES NO FENG SHUI





 O Feng Shui nos ajuda a equilibrar todas as energias que envolvem  nossos ambientes, seja ele residencial ou comercial, nos proporcionando um bem estar, equilíbrio e sucesso em vários aspectos de nossa vida, por exemplo: na família, nos relacionamentos,  amigos, na profissão, na saúde e na prosperidade etc. Esta técnica milenar permite que a pessoa possa mudar e se transformar internamente; ajuda a superar limites e a responder as  expectativas tanto desejadas.
A seguir darei algumas dicas da ENERGIA DAS CORES no FENG-SHUI que funciona muito bem nos ambientes para manter o equilíbrio e o otimismo.
Já foi falado o uso da cor na decoração de ambientes. Agora vamos descrever as cores do ponto de vista da técnica do Feng Shui. O ideal seria que os profissionais como arquitetos, engenheiros e o designer de interiores trabalhassem nos projetos em parceria com os profissionais do Feng Shui para poder melhor alcançar uma perfeita saúde física, emocional e mental nos usuários dos imóveis.
A cor tem o poder de transformar os ambientes e as pessoas, por que ela atua no campo emocional. Ela pode enganar os olhos humanos, pode aumentar ou diminuir ambientes, relaxar ou aumentar a tensão e alterar o pé direito do ambiente em relação ao chão ou destacar e esconder objetos.
O uso de uma ou várias cores nos ambientes pode interferir na comunicação, nas atitudes e na aparência das pessoas ali presentes.
A cor pode acalmar e reduzir o stress, ou pode aumentar a vitalidade e a energia das pessoas, por outro lado pode irritar inquietar, oprimir ou deprimir.
É sempre bom usarmos uma cor quente junto a uma cor fria já que, o nosso mundo é feito de polaridades, temos o dia e noite, quente e frio, alegria e tristeza, luz e sombra, yin e yang, etc.
Esta influência da cor pode ser notada no nosso dia a dia, na decoração, na moda, na alimentação e por sua vez traduzindo o estado de ânimo das pessoas, e a maneira como elas se vestem e gostariam de serem vistas.
Daremos algumas definições de como a cor atua psicologicamente em nós.
                                     
Vermelho. Cor de muita alegria é associada ao fogo e a fama, reflete ousadia, poder, coragem, motivação, determinação, estimula a sexualidade. Deve ser utilizada com equilíbrio, pois pode gerar insensibilidade, violência, egoísmo e faz perder a noção de tempo. Na tradição chinesa é usada para prestar homenagens, é também a cor do ano novo chinês, e a cor da energia universal por isso tem o poder de afastar energias ruins e negativas.
Rosa. Transmite calor e afeto. Em tons mais quentes com mais vermelho, as pessoas se tornam ativas e vigorosas, com desejos de progresso. Com tons mais suaves, estimulam a afetividade das pessoas, traz vibração do amor, da alegria e do romance.


Laranja. Cor de grande vitalidade. Por ser uma mistura de amarelo e vermelho traz um sentido de felicidade e poder, os tons fortes estimulam a determinação a confiança e o apetite. O tom mais pálido estimula a comunicação e o desenvolvimento de criatividade.

                                       


Amarelo. Também de grande energia, já que é associada à luz do sol e ao ouro, ativa a mente e ajuda na aprendizagem, porque é associada ao intelecto, às idéias e ao questionamento, pois, afeta diretamente o plexo solar, núcleo de nosso sistema nervoso central, um dos principais provedores de informação do cérebro. Desenvolve possibilidades de se assumir posições de liderança.


Verde. Cor do equilíbrio e da harmonia reduz o stress e a tensão física e emocional. Está associada à auto-estima, à sensação de liberdade e fluidez. Em tons fortes transmite sensação de força e estabilidade. Em tons mais suaves, pasteis, transmite sensação de relaxamento e paz, traz também um senso de frescor, desenvolve um “chi” de saúde e estimula a sabedoria.   
   

                                  
 
Azul. Cor que relaxa, acalma, e esfria. Associada à lealdade, integridade, respeito, responsabilidade e autoridade, em excesso deixa o ambiente frio, causando indiferença, retração e sono, podendo ainda causar depressão. Deve ser usada junto ou associada ao elemento madeira (verde), em equilíbrio trazendo um sentido de crescimento no que se refere ao conhecimento, abrindo a mente para novas empreitadas.
Violeta. Cor que afeta profundamente as pessoas, quando usada com amarelo estimula a introspecção para encontrar o nosso Eu. É também associada a devoção e lealdade e pode estimular o lado artístico.

                                                         

Marrom. Cor de estabilidade proporciona sensação de solidez e segurança.
                                                                                                             


 Cinza. Cor associada ao medo e a negatividade, sempre deve ser usada em tons claros acompanhados com cores quentes. É uma cor ambígua que depende das outras associações, o cinza é como um dia de nuvens escuras onde você se sente frustrado por não ter sol, mas no sentido positivo é como um casamento; precisa se equilibrar, tendo na mistura dele cinqüenta por cento de branco e cinqüenta por cento de preto,  equilibra por si só os conflitos.

Branco. Realça e ilumina as outras cores, em excesso pode transmitir sensação de falta de força e profundidade.



Preto. Cor bem imponente quando usada junto com outra cor, mas quando utilizada sozinha pode transmitir indiferença e prepotência, no positivo do preto, traz um sentido de profundidade e de uma nova perspectiva, deve-se evitar o excesso por causar depressão.

Pêssego. Cor composta de muitas cores representa o amor puro e deve  ser usada por pessoas solteiras, para as pessoas casadas tem uma influencia destrutiva. O pessegueiro em flor na china é o símbolo da sorte, favorece a sociabilidade, Para quem já é sociável traz mais admiradores e amigos.

Nenhum comentário: