AS EMOÇÕES


O Feng Shui é uma técnica milenar, que tem como base, a teoria fundamentada nos cinco elementos da natureza (água, madeira, fogo, terra e metal) que nada mais são as representações de energias da natureza, e que estão localizadas em nossos órgãos vitais, promovendo as emoções primárias.


Os cinco elementos estão inseridos em nós e em nossos ambientes. Compreender esses pontos tornasse uma ferramenta preciosa para o estudo das relações entre o homem, as emoções e o mundo que o cerca.


Todos nos já nascemos com o mecanismo emocional formado, porém, só ao longo da vida ou com o nosso desenvolvimento pessoal é que esse mecanismo vai se formando e se solidificando através de nosso convívio social e cultural.


Culturalmente aprendemos a demonstrar ou não nossas emoções e sentimentos, mas eles fazem parte do nosso dia a dia e são eles que nos movem, nos paralisam, estimulam e nos impulsionam, são eles que regulam nosso humor, alegrias, tristezas, dores e raivas, são eles que nos fazem aprender a viver e que faz parte de nossa essência por que também somos emoção.


Como já mencionado por médicos renomados, as emoções são reações psicológicas que envolvem a excitação fisiológica controlada pelo sistema nervoso autônomo, esta excitação fisiológica quando ocorre provoca uma emoção indistinguível, na maioria dos caos, são de uma maior ou menor intensidade dependendo da causa, e assim, temos uma descarga maior ou menor de hormônios dependendo dessa emoção.


As emoções são expressas e reveladas não apenas na excitação física, mas também no comportamento expressivo como na linguagem não verbal variando com a cultura e sociedade de cada sujeito.


A raiva é um sentimento emotivo ligado a situações negativas (elemento madeira). Essa emoção vem de dentro junto com a irritação e nos leva muitas vezes a cometer atos insanos, mas, por outro lado se esta energia for dirigida para um lado positivo nos leva a tomar decisões contra situações injustas e assim nos fazer perseguir novos objetivos e metas construtivas,  cabendo a nós saber usar essa energia positivamente. A raiva geralmente está ligada ao fígado causando estresse e uma paralização de nossos atos.


O medo (elemento agua) tal como a raiva nos leva a comportamentos distintos, nestes casos fugimos ou encaramos, ele e uma descarga de adrenalina imensa, o sangue corre mais rápido para os músculos provocando movimentos rápidos, nos imobilizando ainda por pouco espaço de tempo nos permitindo a reação de luta ou fuga que nos provoca uma sensação de alerta, os órgãos responsáveis são o rim e a bexiga.


O Amor (Elemento fogo) Vem de situações de satisfação física e psíquica, muitas vezes provocado por situações de afeição (coração) ou de satisfação sexual, ela implica na estimulação parassimpática, ele vai na contra mão das emoções negativas e paralisantes, nos acalma e provoca um estado geral de satisfação nos impulsionando a proximidade ao invés da fuga.


A felicidade oriunda do amor, essa emoção inibe o aparecimento de sentimentos negativos favorecendo um aumento de energia e um prazer pela vida; fisicamente provoca e nos causa tranquilidade e uma predisposição e motivação para execução de qualquer tarefa que surja.


A tristeza (elemento metal) surge após momentos de perda tais como; relacionamentos, trabalho, morte de um ente querido ou após decepções significativas. A tristeza consome um grande potencial de energia interna, dos pulmões levando muitas vezes a frustrações e a doenças psicossomáticas como a depressão e outras síndromes.


Somos seres racional e emocional e para sermos saudáveis, precisamos harmonizar e equilibrar esses dois lados para que possamos atravessar todos os percalços que a vida nos apresenta e encontrar o equilíbrio e a paz dentro de nós. Miguel Angel


Nenhum comentário: