FORA DE MODA...


Após dia dos namorados, momento de afeto e de carinhos para dar e receber e voltando a uma realidade social vivida, reparo com alguns atos sociais praticados.

Coisas bem simples, por exemplo: estacionar no lugar errado, fazer cobranças indevidas, quebrar e roubar bens públicos, não pagar passagem, andar na contramão como ciclistas e motociclistas no período de pandemia, e a falta de educação total em todas as esferas urbanas.  A sonegação, a mentira e a corrupção.

O Rio de Janeiro no ano 1992, foi palco da Eco 92, com propostas de melhoria do meio ambiente, mas, o lixo continua sendo jogado na rua, praias poluídas por esgoto , praças e lagoas a mercê do descaso humano. Caos urbano.

Desrespeitar autoridades publicamente, não ter respeito pelo cargo ou diplomas adquiridos e sem falar também do desrespeito aos professores, pais e parentes acima de nossa hierarquia etária e social, é uma tônica dessa década.

Insensibilidade de algumas autoridades abusando do poder. Tudo pode, sem limite sobre os cidadãos, implantando um autoritarismo sem medidas.

Recorri a meu velho conhecido Aurélio e perguntei sobre a palavra ética, pouco aplicada no século XXI     

Substantivo feminino

1. Parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.

2. Conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.

Percebo que a ética está sendo tirada do convívio atual, sendo ditada pela tecnologia de ponta nas redes sociais. Cada um publica o que deseja.

Os valores humanos já passaram de moda. A tônica atual são os valores materiais, a corrente individualista, a valorização da imagem nos levando para uma decadência social.

Valores fugazes onde tudo é possível pelos direitos adquiridos.  

-O que fazer com a filosofia do grande filósofo grego Platão (427-347 a.C) que pregava o autocontrole de governar a si mesmo?

- Para onde estamos indo?

Miguel Angel

 

 

Nenhum comentário: