QUERO ACREDITAR...


-Estamos aqui vivendo para que?

-Preciso acreditar em alguma coisa?

Talvez na Ciência, na Religião, no que se faz bem ou não, na autoridade, na Justiça, na Medicina, no que se prega.

Será que vou acreditar na vingança, na maldade, na inveja, na hipocrisia, no amoral, na revolta, no se dar bem à custa dos outros?

Que tempos modernos dramáticos estamos vivendo... aff!

Acreditar o que tenho que fazer dentro de uma cartilha imposta por um sistema social que dita comportamentos, atitudes, o que é correto e certo, o que é obsoleto e inadequado como habitante desse território.

Devo acreditar na falsidade, na mentira, ou na verdade?

-Onde está essa verdade que estamos buscando?

Está no outro? E com esse outro que encontrei, a verdade está aqui?

Quero acreditar no ser humano com dignidade, com valores e honra nesses tempos atuais. Agora.

Acreditar nos heróis que via e lia no passado: Hércules, Batman, Superman, arquétipos sociais que não estão mais sendo vistos nem pelas crianças.Eles saíram da moda.

O que manda hoje é o anti-herói imposto por uma mídia manipuladora, sem ética e sem valores.

Quero acreditar, mas, os fatos estão me indicando que não estamos crescendo mais, indo para um retrocesso. Involução humana, me perdoe Charles Darwin!

Nessa quarta Revolução Industrial de tecnologia de ponta, estamos nos afastando dos valores humanos cada vez mais perdidos, nos esquecendo de nós mesmos por acreditamos nas circunstâncias estabelecidas.

Ainda assim, vou acreditar que irei acordar amanhã, ver a beleza do mundo e amar outro como a mim mesmo...

Miguel Angel.


AFUNDANDO


-Você sabe nadar?  

Estamos perdendo a capacidade de falar e de escrever cada vez mais, utilizando símbolos e imagens para expressar emoções e sentimentos de todos os tipos...

E não foi culpa da pandemia de estarmos assim... constato esse fato há algum tempo.

Evidencio a nossa pressa a cada segundo desde que acordamos, para chegar a algum lugar ou alcançar alguma coisa, que ainda nem sabemos o que é, mas corremos contra o tempo.

- Para que? Por quê?

-Onde está a capacidade de sentir que foi exclusiva aos seres humanos?

Precisamos navegar sobre as águas das emoções e sentimentos, o que nos diferencia dos animais e por esse mesmo motivo o homem de Neandental foi instinto do planeta: A dificuldade de socialização!

Distanciamo-nos de olhar no olho, mandando símbolos virtuais, proliferação dos emoji. Isolamo-nos sem sentir  a temperatura de corpos humanos, que nos abriga no afeto. Acolhe e protege.

Palavras já não são mais ditas, sentimentos, emoções ocultos atrás de um símbolo, que nos afasta mais do outro.

Esse outro é um tripulante que navega junto no barco, mais preferimos navegar no alto mar só e distantes, sendo o próprio timoneiro e motor do barco. Mas na hora do naufrágio, iremos afundar no medo, na solidão e na dor.

A tecnologia facilita muito e uso muito, mas também nos afastou da nossa natureza humana. De remar juntos...

Coloque coletes e uma viseira para não atrapalhar a visão, a luz do sol ofusca, mais mostra o rumo certo...

Navegue junto...

Miguel Angel.

VENDO O MUNDO

-O que representa a nossa visão?

Possuímos dois olhos, órgãos fantásticos, com um sistema complexo de foto e neurotransmissores. Camadas como a esclera, que possui músculos que nos permite enxergar 150° a nossa frente e com distância inimaginável.

Quando viramos nossa cabeça para direta ou esquerda, aumentamos esse campo de visão.

Olhar para os lados nos permite orientação e direção para onde podemos ir e chegar e até ver com quem estamos nessa caminhada.

Atualmente nossa visão esta sendo controlada e administrada por um aparelho de sete polegadas, onde nossa visão foca em 10° significa que ela está comprometida e limitada. Atualmente 30° no home Office do computador.

Podemos até aumentar para outro foco, com tela de TV, onde o campo visual aumenta para 60°, com absoluta manipulação.

-Quanto tempo você fica no celular? ____h

-Quanto tempo você fica em computador ___h

-Quanto tempo você fica em TV? ___h

-Quanto tempo você fica vendo uma paisagem à beira de uma praia ou um horizonte montanhoso, uma planície em flor, uma paisagem urbana de pessoas vivendo a vida ou até um bosque verde de esperança, para ver a vida de outra maneira? ____h.

Nossa visão perfeita, com a combinação de sistemas sensoriais, musculares, sanguíneo e uma interpretação tão perfeita do cérebro, subjugada a uma ferramenta útil, mas mal utilizada pelo homem.

Somos comandados por um sistema sedutor de imagens e de informações que nossos olhos captam e enchem nosso cérebro de conteúdos que ocupam espaços, não permitindo captar os verdadeiros estímulos que a vida oferece: amor, afeto, fraternidade, doação... e porque não o belo.

Abra seus olhos.

A individualidade está em alta.

Miguel Angel.

 

 

FORA DE MODA...


Após dia dos namorados, momento de afeto e de carinhos para dar e receber e voltando a uma realidade social vivida, reparo com alguns atos sociais praticados.

Coisas bem simples, por exemplo: estacionar no lugar errado, fazer cobranças indevidas, quebrar e roubar bens públicos, não pagar passagem, andar na contramão como ciclistas e motociclistas no período de pandemia, e a falta de educação total em todas as esferas urbanas.  A sonegação, a mentira e a corrupção.

O Rio de Janeiro no ano 1992, foi palco da Eco 92, com propostas de melhoria do meio ambiente, mas, o lixo continua sendo jogado na rua, praias poluídas por esgoto , praças e lagoas a mercê do descaso humano. Caos urbano.

Desrespeitar autoridades publicamente, não ter respeito pelo cargo ou diplomas adquiridos e sem falar também do desrespeito aos professores, pais e parentes acima de nossa hierarquia etária e social, é uma tônica dessa década.

Insensibilidade de algumas autoridades abusando do poder. Tudo pode, sem limite sobre os cidadãos, implantando um autoritarismo sem medidas.

Recorri a meu velho conhecido Aurélio e perguntei sobre a palavra ética, pouco aplicada no século XXI     

Substantivo feminino

1. Parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.

2. Conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.

Percebo que a ética está sendo tirada do convívio atual, sendo ditada pela tecnologia de ponta nas redes sociais. Cada um publica o que deseja.

Os valores humanos já passaram de moda. A tônica atual são os valores materiais, a corrente individualista, a valorização da imagem nos levando para uma decadência social.

Valores fugazes onde tudo é possível pelos direitos adquiridos.  

-O que fazer com a filosofia do grande filósofo grego Platão (427-347 a.C) que pregava o autocontrole de governar a si mesmo?

- Para onde estamos indo?

Miguel Angel

 

 

EU GOSTO!

Normalmente escuto de algumas pessoas quando se referem ao parceiro ou parceira, dentro de um relacionamento afetivo.

Gosto muito! Temos uma boa relação, é muito bom para mim, estamos bem...

Essas definições não muito apropriadas demonstram alguma falta de sentimento verdadeiro: AMOR!

Amar, não é gostar, não é ser bom para outro, não é cobrir vazios emocionais. Amar é encontrar no outro você mesmo.

Cuidado, pois nos primeiros momentos de um relacionamento há magia, encantamento e às vezes até paixão, mas ainda não é amor.

Não havendo esse encontro, ocorrem os conflitos, brigas e separações.

Não é estar pela metade, 70% ou 85% por cento! É estar 100% na relação. Não precisa estar, e sim SER por inteiro para outro.

Uma verdadeira relação para construir, precisa de todo potencial de afeto. Energia para alcançar objetivos reais e concretos. O relacionamento afetivo verdadeiro é aquele onde encontramos a companhia apropriada para caminhar e subir juntos a escada que nos leva a fonte onde tudo se realiza.

Gostar não tem a energia suficiente para esse encontro com a nossa verdadeira essência. É sentir quem realmente somos, através do outro, sem as máscaras expostas pela ilusão social.

Miguel Angel.

   

 

 

 

O CONTROLE...


Sabem aquele controle de TV, que fica em cima da estante junto com outros tantos, para ligar, apagar, aumentar ou diminuir volume, mudar de canal, por que o programa não interessa. Com esse temos controle...

Coisas de nossa vida diária...

Agora, o controle que desejamos exercer sobre os outros, controlando os horários, os movimentos, pode, não pode, onde está o que está fazendo, com quem está agora ou conduzindo  o caminho do outro... disso não temos controle.

Esse controle é APEGO!

- Mas controlar o que?

-Vocês sabem quem controla tudo isso?

Atrás de todo esse controle há o MEDO DA PERDA e quanto mais se controla, mais se perde.

Quem tem o controle da TV, assiste a seu próprio programa e não vai querer largar por nada no mundo. Fica egoísta.
Controlar a vida do outro com chantagem emocional, não é uma boa estratégia... É uma negociação errada...
Controlar como vítima, pode ter bom resultado, mas a desvantagem é a cobrança mais tarde..                                                                                                                              Co
ntrolar utilizando o coitadinho de mim, de pedir para abaixar o volume, pode afastar ainda mais o outro que pode sair para outro cômodo ou ir para padaria.

Manipular pela cobrança ou culpa: Eu comprei! Também falha! A vingança será certa, com juros a longo prazo.

Controlar é uma posição de aprisionamento do aparelhinho preto da TV.

O segredo é ter cautela por que ele pode cair das suas mãos e quebrar. Colar com durex não é uma saída dentro da filosofia do Feng Shui.

Se acabarem as pilhas ou mantiver batendo na mão, não terá um funcionamento adequado.

Boa escolha seria comprar pilhas novas, não usar as do outro aparelho.

Em todos os casos há perda, desgaste, conflitos e brigas.                              

Cuide de seu controle emocional, desapegue de atitudes e comportamentos, para não perder o novo programa da sua vida. Aproveite para ver todos os capítulos ate aparecer o THE END.

Não se esqueça da pipoca para alimentar a autoconfiança.

Miguel Angel.

A MOLA DO MUNDO


Dia dos namorados, dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro como é conhecido por estas terras.

Por todos os lados, imagens do coração vermelho nas caixas para presente, nos bombons nas prateleiras, nas embalagens de futuros presentes para este dia tão comemorado. Isso é a forma de expressar amor...

Analisando as várias qualidades de amor, destaco que amor não está nos símbolos e sim nas atitudes nos relacionamentos.

Amor que se dá aos nossos filhos, de saber como foi o dia na escola, se merendou, se está feliz ou triste, de ouvir o que tem a dizer e de acompanhar os passos no seu crescimento humano.

O amor que damos para nosso pet, nos cuidados e nos tratos; amor que damos para nossos pais, de respeito e um profundo carinho, amor que compartilhamos com nossas amizades, amor que aplicamos nas nossas tarefas domésticas e profissionais.

- Como está o seu amor próprio?

Aceitamo-nos como somos realmente, com nosso lado positivo e negativo, ou nos escondemos atrás de símbolos impostos por uma sociedade também escondida sem mostrar a verdadeira cara?

E o amor dos nossos relacionamentos amorosos?

As respostas não estão nos testes que nos enviam nas redes sociais...

Refiro-me ao amor no leito dentro de um quarto, de cobrir o corpo do outro nos dias frios.

- De dizer bom dia!

- Como você está?

- Dormiu bem, como será teu dia?

Destaco também as mensagens para compartilhar alguns minutos com o outro.

O amor sempre precisa estar acompanhado de afeto, de um toque, de saber ouvir, de compreender os sentimentos, perceber sutilezas, fraquezas, inseguranças, muitas vezes sentimentos confusos, embora, essas dificuldades também estão em nós.

O amor de verdade é a magia, é o encanto que se manifesta, transformando as relações, fazendo sentido em nossa vida.

Sinta! Pratique!

Hoje posso parecer fofo e romântico ou estar fora de  época ,mais o AMOR sempre foi e será a mola do mundo.

Miguel Angel.

NÃO PRECISA ACREDITAR


 -Você conhece o conceito físico de energia?

- Você sabe que a energia da nossa casa influencia na nossa vida?

- Ou você só acredita na Ciência e nos fatos concretos?

Pois bem, vamos ao início, segundo o cientista Carl Sagan... “Somos poeira das estrelas”.

Após o Big Bang, o hidrogênio (H) , o primeiro elemento químico , forma tudo que existe no Universo, e ,com  repetitivas fusão dos átomos formam  outros, estabelecendo 92 elementos químicos da Natureza.

Aprendemos no Fundamental II, através da análise da Tabela Periódica dos elementos, que a partir do hidrogênio, formam-se Hélio, Lítio, Berílio... terminando com Tório ,Paládio e Urânio.

Todos esses elementos são formados pela soma de átomos, que nada mais é que energia condensada. Uma mini partícula do Universo que forma a matéria.

O homem atual habita em espaços chamados, casa, apartamento, escritório, construídos de matéria: tijolos, gesso, cimento, tintas, vidro, ferro, cobre madeira...

Isso significa que 85% de seu dia habitamos espaços onde estamos absorvendo energia, que essa matéria sólida e concreta irradia em nós, influenciando no nosso corpo, no nosso olhar, na nossa maneira de ser, no nosso comportamento.

Essa energia vem da matéria.

E as formas no Universo, que Leonardo Fibonacci provou através da sequência numérica?

Esse é outro assunto que não vou abordar agora nesse texto...

Não precisa acreditar no Feng Shui! Na força do vento e da água, elementos que movimentam a energia no Universo, mas ninguém duvida da intelectualidade de Einstein...

“Tudo é energia isso é tudo que há. Sintonize a frequência que deseja e, inevitavelmente, essa é a realidade que terá. Não tem como ser diferente. Isso não e Filosofia. É Física”                                                                                    Albert Einstein.

Miguel Angel.

MINHA CASA


Preciso de você...

Abra a porta para mim. Quero ver a tua alma, para poder entrar.
Desejo sentar no teu sofá e sentir me acolhido pelos teus braços firmes e confortáveis.
Vontade de sentar na tua mesa entre os pratos e talheres para te ouvir e falar como foi meu dia.
Caminhar no teu corredor vendo a porta de teu ninho iluminado do encontro.
Quero percorrer teus espaços na busca de outro algo mais oculto em você.
Deitar sobre teu leito com lençóis suaves e macios prontos para viajar no mundo de sonhos realizáveis.
Vivenciar todas as sensações de cada canto de teus espaços onde ninguém viu desde a tua construção.
Sentir o aroma que exala das tuas paredes e de todos os cômodos no meu andar.
Ouvir a voz de teu falar através do vento entrando pelas janelas e dos pássaros me desejando um bom dia.
Oh casa!
Tive muitas experiências. Vivi em muitos lugares, mas, hoje, no teu conforto me encontrei.
-O que mais posso desejar?
Hoje posso dizer. Essa é a minha casa...

Miguel Angel.