O PODER


Hoje ouvindo os jornais, fico estarrecido com os acontecimentos. Claro que parei meu café da manhã para refletir sobre poder e liderança.

O que é poder? Ter dinheiro, milhões no exterior, títulos, cargos políticos.

Autoridade ou Autoritarismo?Poder de mandar e ter amigos influentes?

O poder é temporário e ilusório. Conhecendo a história, grandes imperadores foram derrocados, grandes fortunas foram perdidas e muitos poderosos foram derrotados.

Em qualquer cadeia hierárquica política, social e econômica, a superioridade acredita que nunca será atingida. Leve engano. Nessa posição, em algum momento haverá uma prestação de contas. Somos regidos pela lei da causa e efeito.

Essa conta será cobrada e alguém muito próximo poderá ser afetado, através de conflitos, pobreza e doenças e durante esse processo, não irá lembrar ou associar fatos.

Na realidade, a liderança é uma missão ou um propósito de vida e nessa hora perde-se a oportunidade de fazer o que é correto e justo. Os “poderosos” escondem-se atrás de máscaras do poder a qualquer custo.

Quem pensa no Brasil hoje? Onde estão às lideranças?
Vou desligar a TV.
Lembro a música do Cazuza...
Meu partido
É um coração partido
E as ilusões estão todas perdidas
Os meus sonhos foram todos vendidos...

Onde esta a ética, a palavra dita, a atitude masculina, pois, antigamente homem que era homem enfrentava de frente... Cara a cara...

Hoje, opta-se pela fofoca, “disse me disse” a mentira, acusações, abuso de poder, a canetada e ameaças.

Onde estão nossos heróis?
Aqueles homens que lutavam com integridade, lealdade, honra. Disputavam um reinado, um território ou até o amor de uma mulher, com DIGNIDADE.                                        

Onde estão esses homens?
Meus heróis morreram de overdose
Eh, meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver
Ideologia
Eu quero uma pra viver...     

Miguel Angel.

TUDO TEM SEU TEMPO


Lembrei-me dessa frase e fui buscar nos meus rabiscos. Ouvi isso inúmeras vezes, mas, hoje no meu momento de reflexão... 02h35 h... cadê o sono?

Véspera de muito a fazer e de viver, sempre falta algo para alcançar, mais tudo tem seu tempo.

Estou aqui brigando, brincando, curtindo e vivendo meu tempo sem sono...
Nada a fazer manhã cedo e ao mesmo tempo tenho todo a fazer, portanto, agora só ficar esperando o sono chegar.

Tudo tem seu tempo para acontecer. Nem antes nem depois. Esse tempo é de cada um...
Tempo cronológico, tempo possível para planejar, pensar, idealizar e sonhar. Tempo espiritual, não é nosso tempo, está fora de nós, mas se não agir agora nada vai acontecer .

A vida é um constante movimento e se não acompanhamos essa energia cinética ficaremos estagnados em um tempo qualquer.

Movimentar-se significa agir, atitude, ação, seguir o fluxo da vida sempre focando as nossas necessidades, desejos e sonhos. Caso tenha algum impedimento, alterar, criar um novo desejo. Desistir nunca. Sonhos se materializam!

Decisões, promessas, independem do outro.
-Prometer, o que?
-Para quem? A. B C. D...

Porque a nossa decisão requer de um bom tempo. Esse tempo é nosso! Somos seres humanos que precisamos aproveitar o tempo que nos foi dado, utilizando a sabedoria que nos classifica como Homo sapiens.

Sol raiando no horizonte, um novo amanhecer para transformá-lo em momentos de amor, êxtase, felicidade e não em noites mal dormidas, pois só assim ficamos em paz em nosso devido tempo.

Seguindo e admirando Chandramukha Swami:


“Fazer um bom proveito de um mal negócio”

Miguel Angel.


FIQUE EM CASA


Estamos com esse discurso há muito tempo, mais existe uma grande diferença entre a teoria e a prática.

Esclarecendo com o dicionário o significado da palavra teoria.

Conhecimento não prático, ideal, independente das aplicações. O que se desenvolve por suposição; de teor hipotético; conjuntura: tenho uma teoria, mas ainda não consegui comprová-la.  Conjunto sistematizado de opiniões, de ideias sobre um assunto. Conhecimento geral, não específico; generalidade.  Coisa irrealizável; utopia ou ilusão.
Antônimos de Teoria
Teoria é o contrário de: prática

Para um funcionário de multinacional, dono de drogaria, jornalista de TV, político, prefeito, governador, secretario extraordinário, a teoria é perfeitamente lógica, concreta, aplicável, sem duvida alguma. Fique em casa.

Como explicar essa teoria para um taxista, profissional autônomo, para a estrutura de uma loja roupas e calçados, para os psicólogos, arquitetos, acupunturistas, donos de restaurantes, profissionais que trabalham em obras, como pintores, carpinteiros, pedreiros e ainda para as diaristas e garçons.

A teoria para essas pessoas não se aplica porque as contas no final do mês não fecham.Quem compreende a prática dessas pessoas, e que se colocam no lugar do outro, são os psicólogos, terapeutas, analistas e consultor de Feng Shui.

Não estou querendo mais teorias hipotéticas impossíveis, quero práticas concretas, realistas, verdades e orientações honestas.

Os nossos lideres escolhidos mediante voto democrático, estão escondendo a verdade atrás de máscaras com hipocrisia, falsos argumentos e promessas que nunca irão realizar.

Desenvolver teorias é muito fácil, partir para ação, a prática, é outra coisa.

Miguel Angel.

HOJE É DOMINGO...


Nessa vida não tive a oportunidade de ser Padre, Pastor, Rabino, Swami,etc. ...
Não é minha ideia ser agora. Tenho sim o maior respeito por todas as escrituras sagradas. 

Na atual situação de isolamento, utilizo a escrita como veiculo para meu processo criativo, expressando minhas emoções para não entrar em desequilíbrio emocional.

Tanta ilusão..., desilusão..., mentiras..., enganação..., corrupção..., guerra de poder..., raiva..., impotência..., frustração...  

Domingo 6 h. Uma missa na TV me leva a meditar nos Dez Mandamentos da Lei de Deus.

1 - Amar a Deus sobre todas as coisas.                                                                                
2 - Não tomar seu santo nome em vão. 
3 - Guardar domingos e festas de guarda.
4 - Honrar Pai e Mãe. 
5 - Não matar.
6 - Não pecar contra a castidade.
7 - Não roubar. 
8 - Não levantar falso testemunho.  
9 - Não desejar a mulher do próximo. 
10 - Não cobiçar as coisas alheias

Interessante e curioso que a partir do quinto mandamento, o advérbio de negação, NÃO, prevalece.

Quem nessa sociedade consegue cumpri-los? Cargos públicos com governantes, lideres de cidades, diretores de empresas e da mídia, autoridades que assinam licitações, juízes que autorizam a liberdade de pessoas já julgadas e condenadas ou aqueles que autorizam a liberdade de prisioneiros, estão negando a lei de Deus.  

E você... Como esta nessa lista dos mandamentos?

Não cumprindo ou não nos responsabilizando por nossos atos, estaremos no pecado. Ai meus amigos, teremos que rezar muito para sermos perdoados...
Nas outras filosofias religiosas, espiritualistas, estamos acumulando karma, que em algum momento, precisaremos purificar, pagando ou sofrendo através dos conflitos humanos...

Bom domingo para todos!

Amém...

Miguel Angel.

MANDARAM... ESTOU EM CASA...


Parece que não crescemos...

Papai me manda lavar as mãos, para não me contaminar, obriga-me a colocar máscara para não contagiar o amiguinho e não quer que eu vá á rua porque há pessoas contaminadas e perigo de contagio. Sair de carro, nem pensar.
Nada de visitas aos tios porque há barreiras policiais e câmeras para fiscalizar pessoas aglomeradas.  

Papai pede para ajudar ao amiguinho que não tem abrigo, comida, vestimenta  e avisa que não vai aumentar a mesada por dois anos.

Agora vamos analisar a vida do papai.

A nossa casa têm cômodos desorganizados; faltam pinturas nas paredes manchadas; nossos móveis precisam de consertos e até cadeiras novas; o escritório tem papéis, livros, contratos obsoletos e envelhecidos que não servem mais; computador lento e desatualizado de informações novas.

Nossa casa está caindo.

Fogão velho na cozinha, que já não prepara alimento para família; despensa vazia e geladeira que não conserva mais alimentos. O quarto dos fundos apresenta vidros quebrados na janela, por onde entram ratos e baratas que se alimentam do pouco pão e queijo.

A cerca do jardim está sem eletrificação, pois nossa casa não tem segurança. Totalmente vulnerável para ladrão pular e roubar nosso botijão de gás e até a comida de nossa geladeira.

A farmacinha que está no banheiro não há remédios há muito tempo. Talvez uma aspirina vencida para dor de cabeça.

E papai nos cobra o que ele deixou de fazer.

Papai me permita ter autonomia. Deixe que eu cresça. Permita-me ter independência, ser adulto, para ter responsabilidade de meus atos e não determine aquilo que você NUNCA FEZ.

Miguel Angel.



PELO MUNDO


Após uma viagem pelo mundo constate situações que me levo a refletir, observando uma sociedade que vive em uma grande ilusão, atrás de hipocrisia.

O que se vê é que o mundo está sendo mais solidário. ONGS por todos os lados, grupos de ajuda à pobreza, comida aos mais necessitados, solicitações na mídia de doações... Leve engano.

No passado, as famílias com brasão, impérios, ideologias escravizavam as pessoas e hoje temos empresas, multinacionais, governos e instituições financeiras com o mesmo foco.
Coronéis, senhores, reis, hoje, doutores, empresários, lobistas, investidores, políticos e patrão.

No passado, castelos eram moradias. Cidadelas com fortes protegendo a população. Hoje mansões, coberturas e condomínios com segurança.

No passado, carruagens, cavalos, camelos, leiteiras e hoje carros super potentes com valores exorbitantes não acessíveis a simples mortais. Carros blindados para proteção, motoristas e iate para o final de semana.

Em que mudamos?

O mundo continua sendo racista, preconceituoso, manipulador, não respeitando negros, muçulmanos, mulheres, ideologia de gênero etc. etc. etc. Os poderosos mandantes esperam a primeira oportunidade para dar a facada pelas costas, para extorquir, roubar ou sonegar... mostram um falso poder, que será temporário e sem consistência.

Mudamos em que?

A humanidade está se violentando atrás de máscaras, aproveitando uma oportunidade, hoje, o vírus, amanha em passeatas por ideologias erradas, campeonatos de futebol milionários, celebridades famosas do momento mascarando uma realidade que é cruel e desumana. 

Continua-se usando a violência como instrumento para produzir medo. A pobreza e morte como bandeiras para nos fragilizar emocionalmente.

Mudamos? ...

Miguel Angel.

CURVAS...


Estamos vivendo a quarentena e minha conta não fecha. Vejo a curva aumentar e não achatar. Cansei destas curvas exponenciais, curvas de Gauss, e blá blá blá...

Onde está o gráfico representando a curva dos curados? 
Que medicamentos foram usados no tratamento dos doentes?
Onde está a curva da disponibilidade de leitos antes e durante a pandemia?
Quantos hospitais e clinicas foram fechados no período de dois anos?
Onde está a curva de crise na saúde que se prolonga durantes anos?
Que gráficos me mostram os usuários de crak, mendigos que proliferam na cidade expondo a população?
Que números são expostos na curva de leitos e UTI nos hospitais particulares?
Onde está o gráfico do pagamento de impostos pela classe média ao estado? 
Onde está a curva de distribuição de gastos com a educação, segurança e saúde?
Onde está a curva do número de analfabetos funcionais em cada região do Pais?

Aguardo essas curvas, precisamos desses números.

Por que os respiradores não chegaram ao Brasil pelos aviões da Embraer como foi feito com brasileiros no exterior no inicio da pandemia?
Quem está se beneficiado com essa situação? 

Para avaliar o momento atual precisamos conhecer outras curvas. Por exemplo: doentes crônicos de diabetes, obesidade, hipertensão, leucemia, alcoolismo, drogas, feminicídio, acidentes, roubos seguido de mortes.                                                                                                            
Onde está a curva de políticos envolvidos em corrupção, em comparação a outros países e o índice de crescimento financeiro após cargo público?

As curvas de consumo de gás, luz, telefone estão em alta de 20% a 30%. Condomínio, prestação, estudos, crediário, cheque especial estão estáveis, pois cidadão de classe média, não tem direito a nenhuma ajuda.

Não é desejo. É necessidade. Quero uma linha horizontal com altos e baixos, que são previsíveis, pois vou saber administrar a minha economia, porque desse jeito que está sendo conduzido, minha conta não está fechando!

Diante deste pandemônium, vou preferir ficar com as curvas de um corpo de mulher que são mais suaves, vivas, cálidas e aconchegantes. Com certeza, terei o equilíbrio mental e emocional ante tanta mentira, terror e manipulação.

Miguel Angel.

COVID-19 E O FENG SHUI (PARTE II)


Dando continuidade ao texto postado por mim no inicio de abril deste ano e fazendo uma associação com o Feng Shui...http://fengshuidesignerprojetos.blogspot.com/2020/04/covid-19-e-o-feng-shui.html

Após 35 dias desta pandemia continua difícil entender este vírus tão agressivo seguir seu rumo e vendo que as contas não fecham.

Que ações, ELEMENTO METAL, atitudes internas devemos tomar?

Envolvidos em uma tragédia e dominados pelo medo, ELEMENTO ÁGUA, milhares de pessoas estão sendo infectadas no mundo, sem atendimentos, com fome e sem recursos. Podemos avaliar tudo isto como injusto, mais existe um processo evolutivo necessário.                                                                                             
Há um grande aprendizado nessa situação. Enfrentando essas dificuldades em meio ao caos e ao sofrimento gerado, precisamos descobrir o princípio do amor, ELEMENTO FOGO, que se encontra na própria vida. Esse despertar de amor é o que nos libertará das limitações humanas e mundanas.                                                                                                                  
Momento de usar as ferramentas de amor, como aceitação, confiança, admiração, adaptação, paciência, tolerância e respeito.

A decisão é nossa.

Nascemos com o poder de tomar decisões através do nosso livre-arbítrio e estas serão respeitadas por todo o Universo. Você pode escolher o medo, ELEMENTO ÁGUA, ou escolher o amor, ELEMENTO FOGO.

Que decisão e atitude, ELEMENTO METAL, que você está tomando?
Você tem escolhido o medo ou o amor?

Livre se de preocupações, ELEMENTO TERRA, transforme dificuldades em oportunidades, realizando o crescimento interno.

Desenvolva a aceitação. Aprenda a fluir, ELEMENTO ÁGUA, é se adaptar. Aja com sabedoria em vez de reagir com incompreensão.

Não compartilhe seus medos com os outros. Compartilhe apenas seu entusiasmo, otimismo e sua alegria, ELEMENTO FOGO.

Vigie seu verbo para que as suas palavras criem harmonia e faça com que os outros se sintam confiantes e seguros.

Aproveite a oportunidade que a vida lhe apresenta neste momento para fazer uma mudança interior, ELEMENTO MADEIRA.

É hora de descobrir o elemento que esta faltando na sua casa!

Miguel Angel.