A TORRE


As construções medievais, cidadelas e castelos, em diferentes países da Europa e Oriente eram sempre reconhecidas por suas muralhas sempre com vários pontos mais altos ou elevados chamados de Torre. Dependendo da edificação poderia haver mais de uma preferencialmente uma em cada canto, e serviam primeiro como ponto de observação, por ser o lugar mais alto da construção, e sua função era para defesas ou ataques dos inimigos. Além de adorno, durante um grande período da historia principalmente nos castelos foram utilizadas como lugar de repressão e castigo, uma espécie de isolamento. Interessante observar que até nos contos de fadas se faz alusão às construções das torres e de sua utilização.

Nos atuais tempos, as modernas edificações também tem uma analogia comparativa com a ideia das antigas torres medievais. A população está cada vez mais saindo de seus vilarejos, vilas e casas da periferia, para modernos apartamentos em regiões mais centrais. Estas altas construções nada mais é que torres de proteção, onde a segurança também é resguardada por guaritas nas entradas e saídas dos modernos edifícios, portanto, podemos fazer uma analogia representativa e simbólica, imaginando que a torre como o edifício com a nossa casa de abrigo, proteção e defesa.
Porém, fazendo uma ponte com o Tarô, a torre nos remete a uma figura de imagem de uma construção sólida, segura, imponente. Ela contém vários significados tais como, lugar de refugio, de vigia, observação e confinamento, pode ter também o sentido de transformação, renovação, obsessão, ruptura, fim de um ciclo, dor, desespero dependendo da situação atual. Portanto, tudo isso podemos viver em nossa torre / casa também, na nossa moradia.

Ao observarmos a lamina, vemos uma torre atingida por um raio e duas figuras se despencando do seu alto, poderíamos dizer que uma parte de nosso eu, está sendo atingida, e, esse raio seria um instrumento de luz, de corte, de sinalização. No sentido figurado podem ser nossos sonhos desfeitos, acabados, ou uma destruição do passado das “aparentes” seguranças da zona de conforto, ou também uma ruptura e desintegração do Ego para um novo conhecimento uma nova vida, podendo ser um aprendizado ou uma renovação.

É isso que costuma acontecer em nossas casas; através das analises comprovadas por algumas escolas de Feng Shui, podemos ter aquela sensação que a casa está desmoronando, caindo literalmente, quebrando a nossa torre.


É também uma carta que pode indicar um processo que necessitamos passar para uma mudança profunda de paradigmas, e normalmente as nossas casas (residências) nos diz também no dia a dia. Ela atua em nós para fazer uma mudança exterior, nos levando a uma introspecção ao um mergulho interno e profundo, ou seja, poder nos levar a uma renovação de sonhos, objetivo, projetos e metas. Miguel Angel.

A CARTA DA CASA

Dias desses em um evento, onde participei como palestrante sobre harmonização de ambiente teve oportunidade de conhecer, e reencontrar clientes e amigos, e, nesses intervalos me deparei com uma participante ouvinte das palestras, e ela me falou um pouco de si e comentou que fazia leitura sobre oráculo cigano.

Por coincidência ou sincronicidade ela me mostrou a carta que estava em sua mão e que representava a figura de uma casa. No bate papo, ela me descreveu a lamina como uma representação ou significado no âmbito geral que seria nossa moradia, nossa família, o lugar de estudo e ainda como a representação de um templo. Explicou, também,  que em uma leitura ela tem vários significados dependendo de quem pede a leitura, por exemplo: pode ser sucesso dependendo da posição ela que ela estiver, ela pode representar nosso equilíbrio pessoal, solidez, confiança, às vezes doenças, etc.

Como consultor de harmonização de ambientes não pude deixar de fazer uma associação e comparação com essa abordagem dela, pois, quando analiso uma planta de um ambiente ou visito o local, tenho também uma leitura de como o/a cliente se encontra. Como está sua saúde, trabalho, família, e amigos, prosperidade, sentimentos, pois a casa, por si só já reflete como cada um nós moradores nos encontramos ou vivemos nesses ambientes.

Finalizando, achei essa abordagem pela participante ouvinte muito interessante e agregadora ao meu trabalho, pois estou sempre aberto a novos conhecimentos que enriqueçam meu trabalho.  Não quero dizer com isso que seja um trabalho apenas esotérico, mas, é agregador e que fez sentido para minhá análise. Miguel Angel


FENG SHUI NAS EMPRESAS 2




Interessante e curioso. Ainda nos dias de hoje, quando se ouve falar em Feng Shui sempre é associado ao equilíbrio de uma casa onde são colocadas coisas penduradas nas janelas, fontes de água na entrada ou um Buda sentado atraindo prosperidade.  É muito comum o Feng Shui ser visto como algo místico ou esotérico sem valor algum.
Na realidade as ideias pregadas pelo Feng Shui são estudos e técnicas de harmonização de ambientes oriundos da filosofia milenar chinesa, e, que também podem e devem ser utilizadas em ambientes comerciais tais como: grandes empresas, lojas de departamentos, shoppings, indústrias, escritórios comerciais ou clinicas e até em hospitais.
Todos esses ambientes são lugares onde existe um grande número de pessoas em circulação:  proprietários, funcionários, clientes, sócios, etc. e tudo isso significa uma enorme quantidade de energia boa ou ruim transitando pelo local, além dos próprios elementos da arquitetura e decoração.
O que queremos dizer é que, a aplicação do Feng Shui nesses ambientes ajudará a harmonizar e equilibrar tanto o local como as pessoas que nele circulam, vivem ou trabalham. Nestes locais passamos a maior parte do nosso tempo e eles são, com certeza, projeção de nós mesmos, do nosso “Eu”.
Estudos já mostraram que nós passamos aproximadamente 85% de nosso dia em ambientes fechados, fato que nos influencia física e emocionalmente.
A aplicação das técnicas de Feng Shui nas empresas, e, nos ambientes de trabalho, irá resultar em um fator fundamental de estabilidade financeira, de crescimento para alcançar metas e objetivo pré-determinados.
Nossa experiência com consultoria nessa área vem detectando um aumento pela procura do Feng Shui aplicado à empresas, com a consciência de que a harmonização e o equilíbrio dos espaços empresariais tem como consequência imediata profissionais mais felizes e focados aumentando a produtividade ,  os lucros e o sucesso do negócio.
Esse movimento ocorre já a nível mundial e em vários segmentos empresariais. No Brasil as ideias pregadas pelo Feng Shui são mais aplicadas em residências, e estão sendo ampliadas para as empresas englobando desde a escolha do local, construção, obra ou reforma, até a decoração dos espaços.
A técnica bem aplicada melhora o equilíbrio do ambiente e de seus habitantes potencializando os aspectos relativos à qualidade de vida,
Com certeza as empresas que decidem pelos benefícios desta técnica milenar estão atentas à possibilidade real de atuar em um patamar de evidente diferencial competitivo. Miguel Angel


ELEIÇÕES 2014

Neste atual momento de mudanças políticas e sociais surgem infinitas dúvidas, inseguranças e até desânimo. O que será de nós e para onde iremos? É por isso que agora é um bom momento para pensarmos e para tentarmos fazer a melhor escolha política, e dessa forma termos uma esperança de um bom futuro para nós, nossa família e nossa sociedade brasileira, como uma nação.

Um excelente método para acalmar nosso interior, clarear a mente e focar nas nossas metas é usar a casa como instrumento de equilíbrio, ou seja, harmonizar meu exterior mais próximo (minha/nossa casa). Lembro-me, de Gaston Bachelard, um filosofo francês que mencionou nos seus escritos: ”que a casa atua como um casulo de abrigo e de proteção do mundo externo para nosso mundo interno que ela nos proporciona preservação, sossego e segurança.”.

Diante disso, o importante neste caso é avaliar o quanto desse processo fará mudanças na nossa vida ou no nosso interior? Tudo será como antes ou teremos mudanças significativas?

Pense nisso e perceba que o mais importante nisto tudo é que  não  podemos  esquecer   a nossa  essência, o  nosso  interior, não nos dissociarmos do  que  realmente somos   e o que  queremos  alcançar na sua vida sem depender do partido  “A” ou “B”. Este deverá ser o seu foco agora. Cuidado com as armadilhas faça sua parte, pois, a sua essência já está em você e é sua, ela  faz parte  de  sua vida e isso sim é importante!

Finalmente, para não termos dúvidas, inseguranças e desanimo cuide bem da sua essência e mais ainda, da sua casa ela sim é REAL E VERDADEIRA. Miguel Angel


A PERSONALIDADE DO IMÓVEL.

Dias desses em uma palestra, uma ouvinte me perguntou: é possível distinguir a personalidade de um morador, quando ele mora em casa de vila que são totalmente iguais?
Eu respondi: em parte, que sim, pela posição da porta, poderia ter alguma pequena diferença, mas como todas têm a mesma arquitetura poderia se dizer que todos os moradores teriam o mesmo comportamento. Porém, não é apenas uma questão de distinguir a personalidade pela forma e sim, conhecer e analisar através do interior da moradia quem é esse morador? Quais são as suas dificuldades? Mesmo que esse morador tenha sido levado por várias circunstancias a morar naquele imóvel, de alguma forma, ele coloca e plasma a sua identidade e a sua marca psíquica no interior daquele lugar.

Por outro lado, é através de suas dificuldades que analiso e descubro os pontos da moradia que precisam ser melhorados e/ou harmonizados, para que essa interação, casa e morador cheguem a uma perfeita sintonia. Miguel Angel.

CUIDAR DA NATUREZA

Temos que ter consciência do nosso lugar na criação de Deus, ele nos leva à união, na medida em que vamos percebendo a interdependência de nós com os outros.

Ouvimos e vemos os urgentes apelos de cuidado com a natureza e com o meio ambiente e ainda não percebemos que somos responsáveis pelo cuidado do mesmo, que devemos caminhar em comunhão, e para isso precisamos estar sempre consciente de sermos, nós mesmos, parte da criação e receptores dos dons recebidos.

Hoje há um crescente reconhecimento e uma melhor compreensão de nosso verdadeiro lugar no mundo e isso deve se tornar para todos nós uma prioridade principal, ter cuidado com a terra inclui uma questão básica sobre nós como os seres humanos, somos alimentados, acolhidos e nos mantemos vivos para poder viver de acordo com o plano divino.

Os alertas são citados enumeras vezes com relação ao futuro da terra e de uma forma geral também sobre como as pessoas constituem a humanidade. O fato de que a terra está sofrendo nas próprias mãos dos homens com os maus tratos, devastação, contaminação e destruição da sua vegetação causando problemas sociais, de ordem econômica e ecológica. Estas práticas degradantes acarretam grande preocupação e clama por uma ação conjunta de toda humanidade. 

Desse modo dá para imaginar qual será o futuro, pois o futuro nada mais é do que o fruto das sementes que estamos cultivando no presente. Os livros sagrados vêm para nos dizer que somos responsáveis por nossas próprias vidas na interação com todas as vidas e com o lugar que habitamos.


Pequenas atitudes fazem grandes mudanças, e cabe a nós sairmos do mundo fútil, das artificialidades, da destruição, degradação com o meio ambiente. Temos que aprender a cuidar e amar as pessoas, os animais, a natureza tudo que está ao nosso alcance, se esta consciência de cada um de nós não for mudada, com certeza, virão cada vez mais infortúnios sobre nós e a humanidade. Miguel Angel.

PARA PENSAR NO ASSUNTO!




Por que será que muitas empresas, comércios e lojas não têm SUCESSO? E não continuam no mercado?

Certamente  não é só por uma questão de má administração, de planejamento, ou de foco e, sim, por uma questão de um elemento sério chamado arquitetura sagrada. Como atua esta arquitetura sagrada? Ela atua no ponto de vista energético, físico e emocional, e não só no ponto de vista estético, de beleza  e de sofisticação.

Como consultor e conhecedor da área de harmonização de ambientes, posso afirmar que desde  sempre esse fator  é de suma  importância para o crescimento e prosperidade do negócio principalmente, nos dias atuais.
Contudo ainda hoje, ouço pessoas dizerem que não acreditam  nisso,  que não funciona, sendo reticentes quanto ao tema de harmonização de ambiente, o feng shui e outras técnicas no assunto.

Voltando ao  início deste assunto  constato que  as pessoas não param  para pensar e analisar por que determinados empreendimentos comerciais, e lojas fecham a cada dois anos ou mudam de ramo? Por que será que uma loja abre com todo requinte, luxo, um belo  marketing, um grande investimento  e em um ano e meio fecham as portas ou  repassam o ponto? Por que grandes empreendimentos como shoppings, hotéis e prédios não prosperam e acabam quebrando?

A resposta é simples, por que seus empresários, donos e sócios  não acreditam na energia que existe dentro dos ambientes, e em contrapartida temos lojas comerciais, empresas e hotéis  que estão a mais de 20 anos no mesmo lugar sempre crescendo e prosperando. Como isso é possível?

Não falo de uma questão de misticismo, esoterismo ou religião como vem sendo tratado pela mídia, e sim, do Feng Shui  que se baseia  em metodologia e uma filosofia que utiliza  como ferramenta uma técnica milenar já aceita e usada em grandes centros urbanos e principalmente nos países asiáticos e europeus com o intuito de  fazer prosperar e fazer crescer.

Concluindo, o Feng Shui com este conjunto de ferramentas possibilita a análise de vários pontos de forma a se evitar possíveis erros de percurso oferecendo ao cliente  uma certeza ter conseguido um lugar ideal onde fluem  boas energias cabendo somente  a ele um bom trabalho para que o SUCESSO. Seja bem vindo. Miguel Angel. 

A CASA TEM SENTIMENTOS?

                    
A nossa casa, também, sinaliza seus sentimentos e demonstra fisicamente as suas emoções da mesma forma que nós humanos. Se, observarmos bem, percebemos que não há diferença nas demonstrações desses sinais, pois ela tal como nós absorve na sua estrutura, emoções e sentimentos, e, demonstra seus sintomas através de sua aparência física através dos desleixos como rachaduras, tinta descascada ou desbotada ou mesmo manchada, nos pequenos consertos, estofados, vidros quebrados, etc...

Parece um tanto louco, mas não é. Se compararmos, por exemplo, que as instalações elétricas são como as nossas emoções de raiva; que provocam curtos circuitos, as lâmpadas queimam, aparelhos dão choque, e, consequentemente aparecem defeitos, quebram os aparelhos elétricos e eletrônicos, e essa é a maneira que a casa sinaliza que devemos tratar da nossa casa da mesma maneira como tratamos nossas emoções internas mais perigosas e primitivas, pois do contrário podemos  cometer atos explosivos ou insanos.

As nossas raivas necessitam serem trabalhadas, elaboradas, sanadas e curadas,  para isso necessitamos de um bom profissional, um psicólogo ou psicoterapeuta da mesma maneira que a casa necessita também de um bom harmonizador de ambiente, um bom consultor de Feng Shui, que sabe avaliar todos os pontos, locais de nossa moradia que necessitam de uma proteção e cuidados para que as energias fluam com facilidade, tornando tudo e todos os moradores e visitantes de bem consigo e com seu entorno. Miguel Angel

REFORMAR A CASA

O que representa reformar o apartamento ou a casa?

Por trás desses eventos tem todo um processo de transformação interna e de  mudanças de comportamentos. Não só externa como normalmente parece, mas também uma transformação  interna com nossos pensamentos, memorias e costumes ligados ao passado.

Quando se está reformando , pintando , modificando o lugar onde habitamos, estamos nos desapagando do passado,  do que algum dia foi importante para nós como, por exemplo:  nossas ideias, nossos  sonhos, nossa  maneira de ser  enfim, tudo que hoje não existe mais.

De uma maneira geral a reforma demora, não sai como a gente quer,  nos irritamos com os profissionais que estão trabalhando nela, ficamos aborrecidos com todo este processo, mas, por que isto acontece?...Porque estamos mexendo com nosso passado, e temos dificuldades de exercitar o “desapego”, de abrir mão do que não somos mais. Por trás de todo esse processo de reforma de nossa casa, podemos dizer que estamos amadurecendo , evoluindo, nos transformando, e  mexendo com fatos e projetos que fizeram parte do nosso passado.

Isto é muito dolorido, mas, devemos ter  consciência  plena que  precisamos nos libertar para que a “casa nova” ou o “apto novo“ nasça em nós e para nós dando a oportunidade de um novo amanhã, cheio de fatos novos, coisas novas que nos darão esperanças no futuro. Miguel Angel.

BRILHO

“Quando você se sentir só, olha para o sol e a lua e vê que eles também estão sozinhos e nem por isso deixam de brilhar”.
 
Seja você assim também brilhe por si mesmo. Se está se sentindo na escuridão, em conflito , se está sofrendo por alguma coisa ou algo, não se esqueça que você tem luz  e amor, próprios. O mundo está cheio de pessoas que  vivem condenando a sociedade no entanto , estas mesmas pessoas,  vivem na escuridão e sem luz.
 
Mas  você tem que brilhar, fazer a diferença, ser  o exemplo e ,ser você mesmo  com seu brilho próprio, isto  é, mágico, maravilhoso e prazeroso . Existir aqui e agora, simplesmente. Esta é a razão maior da nossa existência .!!! é fácil? não , porém, devemos tentar  todos os dias.
 
Não roube o brilho de ninguém, nem procure imitar ninguém, tente  não se projetar no outro. Pode ser que isto  leve um tempo, mas se não tentar nunca irá  brilhar por você mesmo. Seja  você a sua própria estrela brilhante situada neste grande céu universal, e com seu brilho conjugado com todas as outras estrelas.Crie um quadro de beleza que se expressará na vida dos outros e no mundo, como uma bela noite de lua cheia  estrelada.
 
Seja verdadeiro com você brilhando na escuridão deste mundo e em todas as  situações que nos o rodeiam. Associe-se ao  brilho do divino que nos fornece luz todos os dias , e ,inseridos nessa atmosfera poderemos ver que tudo se torna perfeito e iluminado. Miguel Angel.


NECESSIDADES ORGÂNICAS E A NOSSA CASA

Nossas necessidades orgânicas são fundamentais para o nosso viver. Duas delas são de extrema importância para nossa saúde física e são: O funcionamento do nosso sistema digestivo e o funcionamento de nosso sistema circulatório; por isso, devemos cuidar dos nossos órgãos internos da mesma forma que cuidamos de nossa aparência externa.
Podemos fazer uma metáfora com a casa que habitamos, desta forma, devemos cuidar limpar e manter a parte interna da nossa casa, tal como mantemos a parte externa, ambas são importantes para nosso bem estar, fundamental para o nosso repouso promovendo a recuperação da nossa energia vital ao final de cada jornada de trabalho, ou seja, tudo em ordem e funcionando na nossa volta ao lar.
Com relação ao nosso corpo físico, a circulação e a digestão são os sistemas que mais interferem na nossa psique, nas ansiedades e tensões. Por isso eles precisam ser nutridos e cuidados com bons alimentos e bons sentimentos para poder funcionar como um relógio, caso contrario irá causar inchaços abdominais, dores, irritações de humor, enxaquecas, transtornos desagradáveis, tensões, medos, depressão etc.
Se nos aborrecemos, ficamos tristes, raivosos, irados, por diferentes motivos, essas emoções e sentimentos costumam se armazenar e ficar retidas dentro de nós provocando somatizações orgânicas e psíquicas, sendo motivos de tratamento terapêutico e até médico.
Com a casa acontece a mesma coisa, se não cuidarmos de nosso lixo, e, se não limpamos ralos, pias, vasos, logo, logo, em algum lugar teremos entupimentos, retorno de detritos causando sérios  transtornos, e odores desagradáveis. Por isso, nossa casa também precisa de atenção e de cuidados para que ela sempre tenha aquele ar agradável e gostoso, e pensarmos:  “como é bom retornar e viver nesta casa”.
Portanto, fique atento cuide e trate de suas emoções e sentimentos, da mesma forma, observe bem os alimentos para melhorar a sua saúde física, orgânica e emocional, e, se não der conta sozinho/a, procure ajude de um terapeuta.
E se no momento a sua casa também não lhe causa bem estar, paz e tranquilidade é por que, também, está na hora de procurar um profissional para harmonizá-la e detectar em que ponto ela precisa de uma melhor atenção e cuidados.

Cuide sempre de si e de sua casa.!!!! Miguel Angel

COMECE MUDANDO A SI MESMO

Ninguém muda o mundo se não consegue mudar a si mesmo. Assim, em primeiro lugar, você tem que saber o que este mundo representa antes de mudar a si mesmo.

            Podemos perceber que o mundo de cada pessoa é relativo ao conhecimento e ao desenvolvimento particular de cada um. Por isso o meu mundo é diferente do seu, apesar de vivermos no mesmo mundo. Por que tudo o que está "fora" é apenas uma projeção da nossa mente e de nossos sentimentos.

            Por isso é que existem os conflitos, pois ninguém está dentro de um padrão específico. Ninguém é igual ao outro. Somos diferentes fisicamente, espiritualmente, com relacionamentos próprios, com ideias e pensamentos diferentes. Por isso temos que prestar atenção que para mudar a nós mesmos significa entender o que somos, em primeiro lugar, no aspecto da nossa essência, e só nós podemos saber e fazer isso.

            Não é simplesmente uma mudança externa, e sim uma realização da verdadeira natureza do que somos. É algo que surge do interno por meio da aquisição de autoconhecimento, consciência, compreensão e desenvolvimento da relação íntima conosco mesmo.

            Esta é a base para reformulação completa de nossa atitude diante do mundo sem perder o foco ou o ponto de referência da realidade e da verdade. De modo que mudar o mundo, significa estar situado em nossa posição interna de ser, e aí, então tudo muda por que o mundo é um reflexo puro e verdadeiro de nós mesmos. Miguel Angel


A CASA TEM EMOÇÕES?

 A nossa casa também tem emoções tal como sentimentos. Se fizermos uma analogia com o ser humano podemos pensar que a parte hidráulica de nossa casa merece toda nossa atenção. Ela está também representada pelas diferentes emoções internas, as que ficam  contidas ou reprimidas em nós, provocam entupimento, vazamento, rachaduras nas tubulações e instalações, tal como em nós nas veias, artérias e linfas. 
Tudo tem que fluir livremente para que evitemos esses transtornos em nós, junto também com as possíveis goteiras que aparecem na casa o no telhado, são as demonstrações de lagrimas contidas, de tristeza. Elas nos esta sinalizando um possível desleixo, descuidos que damos em nós mesmos, e assim, sempre que  chove ela vai pingar gotejar ou "chorar".
            
Se nós reprimimos uma emoção ela fatalmente engasgará, (como se diz normalmente, fica atravessada) e em algum lugar do corpo provocando sintomas físicos desagradáveis e se não soubermos lidar de forma saudável ela também escoara de forma errada.

Portanto cuidemos de nossa casa, da mesma forma que cuidamos de nós mesmo, temos que entrar em conexão com ela e com nosso ambiente, isso ampliará nossa visão sobre sinais enviados que podem encurtar o caminho para a solução de questões emocionais, há tempos esquecidas dentro de nós mesmo. Miguel Angel.

NOVO CAMPO DE VISÃO

Neste mundo de globalização em que vivemos temos que ampliar nosso campo de visão, e, também apurá-lo, sabendo bem que tudo e todos interferem e são interferidos uns pelos outros no dia a dia. Precisamos buscar a melhoria da qualidade de vida e obter o equilíbrio necessário.

Isto é um aprendizado que ocorre ao longo da nossa vida, aprendizado que acontece através de nós mesmo, através do outro, nos contextos sociais e na família, que por sua vez também é representada pela casa, o espaço físico onde habitamos. 

Essa casa, reflexo de nós mesmos é aquela que só a própria pessoa consegue acessar, o seu interno pessoal, pense bem, quantos sentimentos, emoções, encontros e desencontros acontecem em uma casa, e como nós ficamos nele?

Então chegou a hora de despertar e tomar consciência do espaço em que habitamos. 

Veremos que a casa como moradia é um dos maiores poderes que permitem interligar os pensamentos, lembranças, os sonhos, objetivos e metas do homem, e dentro dela tudo acontece.

A casa é vista, segundo Gastão Bachelard, como o grande berço, o aconchego e proteção, desde o nascimento do homem. É o paraíso material.

As lembranças da casa estão guardadas na memória, no inconsciente e nos acompanha durante toda a vida e, sempre voltamos a elas nos nossos devaneios.

“A casa é nosso canto no mundo” (Bachelard 1974, p. 358) – evidenciando a casa como nosso ponto de referência no mundo, como signo de habitação e proteção. Miguel Angel

PREPARE-SE PARA A GUERRA




Se você quer a paz, prepare-se para a guerra!
A guerra, é uma espécie de conflito, é algo que acontece dentro de nós mesmos, na nossa mente. Não é que exista algum inimigo, você sim, é seu próprio rival e inimigo!
Na nossa interpretação pessoal, o mundo todo é culpado!

Dentre os males do mundo, o julgamento, a crítica, o orgulho e, a inveja com a “ajuda” de sua imaginação você destrói o equilíbrio do seu coração mantendo uma guerra diária em sua mente.

Sua alma deverá estar sempre em paz, este deve ser o seu foco. Ela é o ponto do equilíbrio, é a referência para você viver em harmonia. Se você vencer a sua mente com o amor, paciência, tolerância, sabedoria e bom humor, então sua alma sorrirá e será pura harmonia. Vencerá esse inimigo que você vê em tudo, na sua insatisfação e na sua frustração diária. Isto é a criação de uma moldagem do consciente coletivo, ou seja, uma doença da consciência.

Não é que você tenha que vencer sempre; mas tem que se estabelecer em sua alma, naquilo que você é, porque se não for assim, a tendência da mente é ampliar sempre os problemas, as confusões e inclusive seu fluxo interminável de insatisfações.

Temos que ver sempre o que é real, o que está além das designações. A nossa mente está continuamente criando o show da ilusão material, que nos prende e nos encanta com  mentiras.

Assim, não lute, prepare-se para a guerra, equilibre seu coração e isto dará a você um novo olhar do mundo onde você terá forças para enfrentar o processo de individuação e para desenvolver a sua afeição por você e pelos outros.

Miguel Angel.





MUDANDO DE AMBIENTE

Partindo do princípio que a nossa casa ou nossa moradia é sempre a extensão e o reflexo de nós mesmos, significa, então, que não estamos de todo dissociados dos espaços em que habitamos e sim integrados a eles.

A casa, como espaço físico, também faz parte das nossas escolhas e de nossas realizações, seja própria, alugada, ou por temporada. De alguma forma, elas fazem parte de nosso Eu, traz um pouco de nós, e, também, leva de forma ativa ou passiva.

Uma opção ou forma ativa é algo que quero realmente fazer.  “Esta casa é mesmo meu espaço, quero mesmo vir morar aqui, eu gosto dessa casa, etc. etc...”, e, outro modo, é a forma passiva, não são escolhas próprias seria como se a vida nos empurrasse para determinado lugar como se não tivéssemos vontade, escolhas, opção ou saída, como se aquele espaço estivesse de certa forma nos sendo impingido. Posso não o sentir totalmente como meu canto no mundo, minha escolha como meu ideal, no entanto, boa ou ruim, não deixa de ser uma decisão tomada.

Como sempre digo: É preciso curar e cuidar da casa que habitamos mesmo que seja por resultado de uma escolha ativa ou passiva, isso não faz diferença! O importante é que em todo caso precisamos “ouvi-la”, senti-la e transformá-la, para que possamos realmente evoluir, e reiniciar um processo novo com padrões diferentes. Se não fizermos isso, corremos o risco de sempre mudar para uma casa desfavorável, porque mesmo muito diferente da anterior, a atual, em termos estruturais ou de tamanho terão as mesmas questões do ponto de vista energético que permanecem em nós.

No transcurso da nossa vida fomos mudamos de ambientes, e eles vão acompanhando nossa jornada, nossa caminhada, nossa realidade e a nossa transformação. Há quem fuja de si mesmo, e, não aceita mudanças de casa da vida ou a transformação de si. Há também quem se sente pronto para se encontrar nesse processo como um novo caminho de vida, tanto faz, a mudança sempre será necessária e positiva.


E por isso para mudarmos e evoluirmos no amor e fazer uma boa escolha é necessário conhecer e entender a casa onde habitamos agora! Miguel Angel.

MUDANÇAS


As mudanças internas são as ideais, porque foram escolhidas conscientemente, e, as outras vêm das experiências da vida que vão definindo as mudanças internas.  Como saber, se a escolha da mudança, é a ideal? Escolha consciente ou por experiência da vida? As escolhas, muitas vezes, se tornam incertezas, e, isso nos desgasta e nos aprisiona todo o tempo, mas, o que é certo neste tempo incerto da vida?

As mudanças por nós elaboradas transformam-se em vários egos e máscaras, que vão se adaptando e se moldando de acordo com cada situação, que acontece na nossa vida, tanto com relação ao outro ou, com alguma coisa, fatos e acontecimentos. Desta forma, somos sucessão de encontros e desencontros conosco e com o mundo. O mais importante perceber que existe um personagem real (A essência) que está por trás de todas essas transformações da vida e de comportamentos, e, é Ele o diretor que move todos esses atores que podemos ser.

Quando nos deparamos com essa essência real que existe por traz dos muitos egos, então, podemos encontrar o sentido de definição de nós mesmo, e passamos a perceber todos os nossos múltiplos egos e a partir dai temos, a questão resolvida, ou seja, uma possibilidade verdadeira de ser.

Tão logo nos situemos nesta realidade de consciência, podemos observar as danças que criamos a cada momento nas diversas situações da vida, vermos as coisas como elas são e como nós somos.

Alcançar esse estágio de felicidade requer a superação dessas limitações sem transgredir os próprios valores e posicionamentos, nossos valores devem estar sempre vinculados com a realidade do agora e sem expectativas, fazendo assim, as mudanças necessárias, sem dor e na certeza de que o real é inabalável. Miguel Angel.

ACONTECIMENTOS


Situações boas e também ruins costumam acontecer em nossas vidas. A dificuldade maior é que costumamos pensar que podemos controlar tudo, e isso não é verdade. Não compreendemos a nossa insignificância perante o poder da energia material e do poder ilusório.

Essa energia material é incrível e pensamos que estamos agindo por nós. No entanto, somos apenas marionetes do sistema que nos mantém em cativeiro mental, criando a impressão de que somos donos do nosso destino, mas continuamos ainda situados na consciência materialista que nos aprisiona mais neste mundo. Assim, de uma hora para outra, tudo aquilo que você acreditava, sonhava, reverenciava e idealizava, acaba ou não acontece, e você se sente frustrado.

Isso acontece por que nosso ego tem esta característica de querer controlar todas as coisas, de mandar, de querer ser uma autoridade. Porém, tudo isto é o falso ego, ou seja, pensa ser independente de tudo e alimenta em si o orgulho de ser algo mais do que os outros, mas não é assim que funciona.

Devemos saber que tudo pode acontecer ou não, e de acordo com a vontade superior é que irá achar o melhor para nós sejam elas boas ou ruins. Muitas coisas estão acontecendo agora, e que são frutos da nossa própria sabedoria limitada, e as pessoas não podem ver ou entender isto. Todos os acontecimentos são gerados e realizados diretamente pela energia superior.

Nós mesmos pensamos que estamos no comando total das coisas, e alguns até mesmo desafiam esse poder, pensando que os seus pequenos egos são os senhores absolutos de suas vidas e desse modo, todos os acontecimentos são desagradáveis e frustrantes, pois não estão correlacionados com Deus, acredite nisso, e você verá o que acontecerá na sua vida. Miguel Angel

RECONHECENDO SUA CASA ATRAVES DO FENG SHUI

A filosofia do Feng Shui tem como um dos princípios a Roda dos Cinco Elementos, a saber: Agua, Madeira, Fogo, Terra e Metal, e, cada um desses elementos tem sua caraterística principal e uma energia especifica.

As energias desses elementos encontram-se emanadas nos espaços internos de nossa casa, e podemos relacioná-los com o nosso espaço interior, pelo fato desses elementos terem o poder de fazer uma ligação direta com nosso corpo físico, desta forma, se relacionando de alguma forma  a um determinado órgão, sentimento e emoção do nosso ser. A presença ou ativação de esses elementos em nossos ambientes produzem um equilíbrio físico mental e emocional.

Utilizando os elementos na sua casa

O Elemento terra
Está relacionado ao estomago, baço e pâncreas, a cor amarela e suas nuances, como ocre, mostarda ou laranja, e os materiais ou objetos favoráveis são: recipiente com terra ou areia, cristal, pedra, escultura de argila, pedra ou materiais semelhantes.

O Elemento madeira
Está relacionado ao fígado e vesícula, a cor verde, verde claro, jade ou verde escuro, e os materiais ou objetos favoráveis são: Móveis de madeira, objetos de bambu, ou instrumentos musicais de bambu.

O Elemento água
Está relacionada aos rins e bexiga, a cor azul e também a cor preta e os materiais ou objetos favoráveis são: Espelhos, vidro, sal e objetos de decoração como fontes ou aquário.

O Elemento metal
Relacionado aos pulmões e intestino grosso, a cor branca ou marfim, e os materiais ou objetos favoráveis são: Móveis de metal (cadeira, mesa, estante) etc., instrumentos musicais de metal com mensageiro dos ventos.

O Elemento fogo
Relacionado coração e intestino delgado, a cor vermelha, vinho e roxo e os materiais ou objetos favoráveis são: lareira, e velas.

Esclarecendo:

É importante que, antes de aplicar qualquer dessas práticas na sua moradia, é fundamental, que a pessoa se disponha não só a mudar sua moradia, mas também, plantar a semente da mudança na sua própria vida.
Rever objetos que não te servem mais, retirar tudo que esteja fora do bom uso, reorganizar os espaços abertos são práticas para que a semente da mudança tenha solo fértil para se desenvolver na sua vida.
Você não precisa acreditar em todas as crendices sem um embasamento real, mas, você pode criar todas as possibilidades de crescimento para o sucesso, simplesmente seguindo os passos que colocamos no texto a sua disposição. 
Desta forma é nosso desejo que este texto traga o esclarecimento necessário para que você possa ativar os cinco elementos dentro do seu ambiente para que juntos equilibrem e harmonizem seus espaços e por seguinte sua vida.

Acreditar que...

  ... se tem a Força dentro de si, para desenvolver o Objetivo, ter o Foco para conseguir suas metas, e assim, desenrolar o Movimento proativo, acreditar, ter Coragem para agir, e por fim, poder desenvolver a sua Estrutura física e emocional. Miguel Angel

O QUE É REAL EVOLUÇÃO?

Analisando através do pensamento materialista, é dito que estamos evoluindo. Mas, será que podemos fazer seguinte pergunta: Estamos evoluindo para onde? Estamos evoluindo para que? Percebemos então que, o que está realmente acontecendo na sociedade é um avanço tecnológico, cientifico cheio de facilidades, comodidades e, as pessoas entendem essa experiência como uma ideia errada de que estamos avançando ou evoluindo.

Isso pode parecer negatividade, fatalismo, mas, se fossemos realmente fazer um levantamento científico de como as coisas estão indo realmente nos últimos anos observamos uma total falta de respeito com próximo, falta de humildade, excesso de violência, falta de verdade e de honestidade, muitos vícios, egoísmo, controle, apego etc. e ainda, muito pior, porque essas pessoas não vêm assim, ou não querem ver, falar e nem comentar sobre o assunto, fica na ilusão, e isso não é evolução porque na realidade o fato é de uma evolução de pouca memória e pouca inteligência, sem falar que tudo isso culmina em doenças, tanto físicas quanto psicológicas.

Os bens e artigos materiais estão aqui e vão continuar aqui, nós seres humanos estamos aqui de passagem, então o único bem que realmente vale a pena é a nossa consciência, assim, para que haja um avanço real nesse sentido, da forma mais simples é que temos que nos esforçar para continuarmos sempre humildes, generosos, verdadeiros, e, lembrar que a verdadeira liberdade só é possível quando existe um conhecimento mais profundo da vida e de si próprio.

Se não nós esforçamos nesse sentido temos que entender pelo menos que não estamos evoluindo nem crescendo, devemos sair dessa situação, porque não estaremos desvalorizando esta vida, esse grande tesouro que temos em nossas mãos.


Por isso vamos acordar, temos que estar conscientes e seguir nosso destino natural, fazer  o bom uso de nossa função humana e poder estar realmente evoluindo dentro de nós. Assim, seremos merecedores de todo amor, felicidade e paz. Miguel Angel.

A IMPORTÃNCIA DA PORTA PRINCIPAL NO FENG SHUI

Sob a ótica da filosofia do Feng Shui, é de suma importância em uma avaliação, a porta principal, e sua posição de abertura, para onde se posiciona com referência ao ponto cardeal. A porta de entrada é um lugar de grande significado, é um elemento de passagem que permite a entrada e a saída das pessoas e tudo que elas trazem dentro de si.

É um limiar entre dois estados de ser que permitem o intercâmbio, entre dois mundos: interior (nosso eu interno) e o exterior, entre o conhecido e o desconhecido, mas, que tende a reunir as partes separadas do ser. 
 Para o Feng Shui as portas sempre se abrem e se fecham para o grande mistério, elas têm um valor dinâmico e psicológico, pois, não somente indicam uma passagem. Em muitas culturas, atravessar um portal significa um ritual de passagem, de conhecimento e amadurecimento, pois, ao atravessá-lo há o convite para se aprender o novo e novas situações de si. Significa também, o confrontar com nossa personalidade com o objetivo de mudá-la dentro de nós. Elas são o convite e a permissão a uma viagem rumo ao além, porquanto, são elas que dão acesso às revelações internas; para refletir as harmonias e desarmonias do universo da casa.

Por exemplo:

Porta com abertura para a direção N (Norte) é considerada a direção mais próspera e mais energética.

Porta com abertura para a direção S (Sul) nesta direção a prosperidade não chega tão facilmente, mas chega com certos sacrifícios, e os moradores têm que flexibilizar mais os comportamentos de rigidez interna.

Porta com abertura para a direção L (Leste) nesta direção a criatividade é favorecida além de ser próspera por ser a posição do nascente do sol.

Porta com abertura para a direção O (Oeste) é a direção do por do sol, ou seja, a energia que entra pela porta é de declínio, e é considerada não muito próspera.


Uma porta que se abre para fora, significa que você precisa se tornar mais acessível para os outros.  A porta que se abre para dentro, denota um desejo interno e pede mais explorações interiores, autoconhecimento e auto descobertas, é um limiar que também pode conectar e simbolizar a segurança, a proteção e a defesa. As portas protegem a casa, da mesma forma que o portal protege a cidade, e, ela é uma guardiã entre a luz e as trevas trazendo e guardando a paz e a segurança dos ambientes.

As portas são segmentos de nossa vida que retratam nossas fortalezas e também nossas vulnerabilidades.

Espero que ao estudarmos os significados de cada porta possamos receber preciosas lições para a nossa vida pessoal. Miguel Angel.