CERTO OU ERRADO?


Há muitos anos reflito sobre essa questão.

Como fazer a coisa certa e não fazer a coisa errada?

Quando quis fazer o certo como manda o figurino social, fiz a escolha errada para mim.

Hoje consigo ter certo equilíbrio e estar bem, pois faço as escolhas que desejo e que acredito, embora que muitas vezes no passado foram consideradas erradas.

O certo ou errado vai depender do ponto de vista de quem está julgando a situação.

Serei julgado por não ter sido correto do julgador, que vem de uma sociedade com idéias já formadas.

Se for uma pessoa religiosa, espiritualizada, preconceituosa, liberal, política, de cultura diferente, serei julgado por não ter sido correto... isso sempre será baseado no sistema de crença do próprio julgador.

Escolher errado muitas vezes, serve como aprendizado para o  certo no futuro.
O errado do passado serve como referência para escolhas certas hoje.

Então o que é certo ou errado?

Vou continuar vivendo e fazendo escolhas de acordo com meus desejos e necessidades, porque outros são os outros. Não conhecem nada de minha vida e sempre irão me julgar de qualquer maneira...

O que vivi ninguém irá me tirar. Já foi...

Desejo fazer a escolha certa e o que me resta é continuar vivendo. Talvez errando ou acertando, mas aprendendo a viver melhor.

Qual é o caminho certo? 

Miguel Angel.


O QUE MUDOU ATÉ AGORA...


“Quanto mais instruído o povo, tanto mais difícil de o governar…”
                                                                Provérbio Taoista.

A política do “Pão e Circo” como ficou conhecida no Império Romano, era o modo como os líderes lidavam com a população, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio.
Esta frase tem origem na escrita de uma sátira do humorista e poeta romano Juvenal, que no seu contexto original, criticava a falta de informação do povo, que não tinha qualquer interesse em assuntos políticos e só se preocupava com o alimento e o divertimento, descrevendo a plebe como viciada, apática e dependente do “pão e do circo” dado pelo Império na época.
Por esse motivo, alguns historiadores acabaram utilizando essa expressão para designar o controle da plebe pelos imperadores, feito através do pão (distribuição do trigo) e do circo (espetáculos).
Na época do império Romano, construiu enormes arenas, onde se realizavam espetáculos envolvendo gladiadores, animais ferozes, corridas de quadrigas, bandas, espetáculos de grande porte e corridas de cavalo.
Outro costume dos imperadores era a distribuição de cereais mensalmente, “presentes”, ao povo romano, para garantir que a plebe não morresse de fome e nem se incomodasse com a forma de governo.
A vantagem dessa prática era que ao mesmo tempo em que a população alimentada e contente, ficava apaziguada, a popularidade do imperador consolidada entre os mais humildes.
Essa tal política de “pão e circo” apresenta alguma semelhança com atual situação do país?
Miguel Angel.

MENOS 20


Já ouvi varias vezes de pessoas que gostariam de ter menos 20 anos.
Sei lá para que? O que me leva a uma reflexão.

- Que faria eu com menos 20 anos?

Repetiria os mesmos erros, as mesmas loucuras, traçaria o mesmo caminho, tendo momentos felizes, frustrações, alegrias e tristezas por que viver é acúmulo de experiências.

Então porque as pessoas gostariam de ter menos 20?

- Estão insatisfeitas com a vida que esta levando?  Precisam ter mais entusiasmo sexual? Mais felicidade, paz, tranquilidade e sossego.

- Será que não gostam do seu corpo, por que estão acima do peso? Suas roupas não estão adequadas a um novo estilo? Cuide de seu visual!

- Será que não fizeram uma boa escolha profissional? Por que não tem suficientes ganhos para curtir a vida, viajar e descansar... Mude! Confie! Corra atrás

- Será que os excessos de obrigações estão tirando mais momentos livres para viver? E por que assumiram? Delete algumas, fique só as mais importantes, as suas.

- Será que o relacionamento afetivo não corresponde as suas expectativas de uma vida em comum? Por que não separa? O que prende a relação? Apego a que?

- Doenças físicas e psicológicas representam que estão levando uma vida de insatisfação. Por que não mudam a alimentação e acrescentam exercícios físicos e hábitos saudáveis na sua rotina. Só dependem de você!

- Muitas responsabilidades sobre as suas costas? E por que não dizem não?
Tendo menos 20 anos você faria diferente?

Mudar é um exercício heroico, é aproveitar a oportunidade que temos de fazer parte de uma tripulação que veio ao planeta para ser feliz.

Menos 20, 10, 30, não fariam diferencia hoje, por que não é o tempo e sim atitudes que vocês precisam mudar hoje.

O momento é agora. Aproveite essa passagem que se chama vida para ter paz e tranquilidade que você merece e ter a coragem de enfrentar doa a quem doer.

O importante e você.

Miguel Angel.