RECONHECENDO SUA CASA ATRAVES DO FENG SHUI

A filosofia do Feng Shui tem como um dos princípios a Roda dos Cinco Elementos, a saber: Agua, Madeira, Fogo, Terra e Metal, e, cada um desses elementos tem sua caraterística principal e uma energia especifica.

As energias desses elementos encontram-se emanadas nos espaços internos de nossa casa, e podemos relacioná-los com o nosso espaço interior, pelo fato desses elementos terem o poder de fazer uma ligação direta com nosso corpo físico, desta forma, se relacionando de alguma forma  a um determinado órgão, sentimento e emoção do nosso ser. A presença ou ativação de esses elementos em nossos ambientes produzem um equilíbrio físico mental e emocional.

Utilizando os elementos na sua casa

O Elemento terra
Está relacionado ao estomago, baço e pâncreas, a cor amarela e suas nuances, como ocre, mostarda ou laranja, e os materiais ou objetos favoráveis são: recipiente com terra ou areia, cristal, pedra, escultura de argila, pedra ou materiais semelhantes.

O Elemento madeira
Está relacionado ao fígado e vesícula, a cor verde, verde claro, jade ou verde escuro, e os materiais ou objetos favoráveis são: Móveis de madeira, objetos de bambu, ou instrumentos musicais de bambu.

O Elemento água
Está relacionada aos rins e bexiga, a cor azul e também a cor preta e os materiais ou objetos favoráveis são: Espelhos, vidro, sal e objetos de decoração como fontes ou aquário.

O Elemento metal
Relacionado aos pulmões e intestino grosso, a cor branca ou marfim, e os materiais ou objetos favoráveis são: Móveis de metal (cadeira, mesa, estante) etc., instrumentos musicais de metal com mensageiro dos ventos.

O Elemento fogo
Relacionado coração e intestino delgado, a cor vermelha, vinho e roxo e os materiais ou objetos favoráveis são: lareira, e velas.

Esclarecendo:

É importante que, antes de aplicar qualquer dessas práticas na sua moradia, é fundamental, que a pessoa se disponha não só a mudar sua moradia, mas também, plantar a semente da mudança na sua própria vida.
Rever objetos que não te servem mais, retirar tudo que esteja fora do bom uso, reorganizar os espaços abertos são práticas para que a semente da mudança tenha solo fértil para se desenvolver na sua vida.
Você não precisa acreditar em todas as crendices sem um embasamento real, mas, você pode criar todas as possibilidades de crescimento para o sucesso, simplesmente seguindo os passos que colocamos no texto a sua disposição. 
Desta forma é nosso desejo que este texto traga o esclarecimento necessário para que você possa ativar os cinco elementos dentro do seu ambiente para que juntos equilibrem e harmonizem seus espaços e por seguinte sua vida.

Acreditar que...

  ... se tem a Força dentro de si, para desenvolver o Objetivo, ter o Foco para conseguir suas metas, e assim, desenrolar o Movimento proativo, acreditar, ter Coragem para agir, e por fim, poder desenvolver a sua Estrutura física e emocional. Miguel Angel

O QUE É REAL EVOLUÇÃO?

Analisando através do pensamento materialista, é dito que estamos evoluindo. Mas, será que podemos fazer seguinte pergunta: Estamos evoluindo para onde? Estamos evoluindo para que? Percebemos então que, o que está realmente acontecendo na sociedade é um avanço tecnológico, cientifico cheio de facilidades, comodidades e, as pessoas entendem essa experiência como uma ideia errada de que estamos avançando ou evoluindo.

Isso pode parecer negatividade, fatalismo, mas, se fossemos realmente fazer um levantamento científico de como as coisas estão indo realmente nos últimos anos observamos uma total falta de respeito com próximo, falta de humildade, excesso de violência, falta de verdade e de honestidade, muitos vícios, egoísmo, controle, apego etc. e ainda, muito pior, porque essas pessoas não vêm assim, ou não querem ver, falar e nem comentar sobre o assunto, fica na ilusão, e isso não é evolução porque na realidade o fato é de uma evolução de pouca memória e pouca inteligência, sem falar que tudo isso culmina em doenças, tanto físicas quanto psicológicas.

Os bens e artigos materiais estão aqui e vão continuar aqui, nós seres humanos estamos aqui de passagem, então o único bem que realmente vale a pena é a nossa consciência, assim, para que haja um avanço real nesse sentido, da forma mais simples é que temos que nos esforçar para continuarmos sempre humildes, generosos, verdadeiros, e, lembrar que a verdadeira liberdade só é possível quando existe um conhecimento mais profundo da vida e de si próprio.

Se não nós esforçamos nesse sentido temos que entender pelo menos que não estamos evoluindo nem crescendo, devemos sair dessa situação, porque não estaremos desvalorizando esta vida, esse grande tesouro que temos em nossas mãos.


Por isso vamos acordar, temos que estar conscientes e seguir nosso destino natural, fazer  o bom uso de nossa função humana e poder estar realmente evoluindo dentro de nós. Assim, seremos merecedores de todo amor, felicidade e paz. Miguel Angel.

A IMPORTÃNCIA DA PORTA PRINCIPAL NO FENG SHUI

Sob a ótica da filosofia do Feng Shui, é de suma importância em uma avaliação, a porta principal, e sua posição de abertura, para onde se posiciona com referência ao ponto cardeal. A porta de entrada é um lugar de grande significado, é um elemento de passagem que permite a entrada e a saída das pessoas e tudo que elas trazem dentro de si.

É um limiar entre dois estados de ser que permitem o intercâmbio, entre dois mundos: interior (nosso eu interno) e o exterior, entre o conhecido e o desconhecido, mas, que tende a reunir as partes separadas do ser. 
 Para o Feng Shui as portas sempre se abrem e se fecham para o grande mistério, elas têm um valor dinâmico e psicológico, pois, não somente indicam uma passagem. Em muitas culturas, atravessar um portal significa um ritual de passagem, de conhecimento e amadurecimento, pois, ao atravessá-lo há o convite para se aprender o novo e novas situações de si. Significa também, o confrontar com nossa personalidade com o objetivo de mudá-la dentro de nós. Elas são o convite e a permissão a uma viagem rumo ao além, porquanto, são elas que dão acesso às revelações internas; para refletir as harmonias e desarmonias do universo da casa.

Por exemplo:

Porta com abertura para a direção N (Norte) é considerada a direção mais próspera e mais energética.

Porta com abertura para a direção S (Sul) nesta direção a prosperidade não chega tão facilmente, mas chega com certos sacrifícios, e os moradores têm que flexibilizar mais os comportamentos de rigidez interna.

Porta com abertura para a direção L (Leste) nesta direção a criatividade é favorecida além de ser próspera por ser a posição do nascente do sol.

Porta com abertura para a direção O (Oeste) é a direção do por do sol, ou seja, a energia que entra pela porta é de declínio, e é considerada não muito próspera.


Uma porta que se abre para fora, significa que você precisa se tornar mais acessível para os outros.  A porta que se abre para dentro, denota um desejo interno e pede mais explorações interiores, autoconhecimento e auto descobertas, é um limiar que também pode conectar e simbolizar a segurança, a proteção e a defesa. As portas protegem a casa, da mesma forma que o portal protege a cidade, e, ela é uma guardiã entre a luz e as trevas trazendo e guardando a paz e a segurança dos ambientes.

As portas são segmentos de nossa vida que retratam nossas fortalezas e também nossas vulnerabilidades.

Espero que ao estudarmos os significados de cada porta possamos receber preciosas lições para a nossa vida pessoal. Miguel Angel.