VIVER OU EXISTIR?

                
Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe, elas seguem a vida mecanicamente, como robôs, tendo um padrão criado pela sociedade consumista e materialista, todo nos estamos em um “BBB”, sendo observados e controlados por opiniões superficiais, mídias regadas com doses de medos, depressões e avaliadas por um sistema manipulador.

Mas para a pessoa que vive?
                                                                                                          
Ela tem que buscar o mistério profundo da existência humana, seu EU, sua individuação para poder questionar tudo, para que a vida não se torne momentos vulgares e simplistas demais. A pessoa deve encontrar o seu ritmo, sorrir para o conhecimento profundo e entrar em um patamar de alegria, do amor e em um sentido de ser, viver para existir, e não simplesmente existir para viver e não para se submeter a tudo o que não se gosta, porque esse é o produto das influências manipuladoras. ‎


Ninguém é superior, ninguém é inferior, mas ninguém também é igual, somos simplesmente únicos, incomparáveis. Você é você, eu sou eu, tenho que contribuir com o meu potencial nesta vida e você tem que contribuir com o seu potencial para esta vida, em poucas palavras tenho que descobrir o meu próprio ser e você precisa descobrir o seu próprio ser. Miguel Angel. 

FIQUE NA CONFIANÇA

"Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder algo que com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar." Muitas vezes ouvimos: "Por que afligir-se? Provavelmente isto nunca acontecerá." O fato é que a vida ou viver é estar em um constante movimento, um arriscar-se, e tudo acontece conforme a nosso sentido de confiança.

Já a dúvida tende a nos deixar passivos, nossos pensamentos se desconstroem e tornamo-nos mortos vivos. A nossa existência sem a presença do nossa essência se apresenta traidora. É um tipo de não existência onde a alma se encontra escondida ou camuflada de vencedora. E isto é falso. Por isso caminhamos instáveis. Na instabilidade não arriscamos nada, não queremos mudar.

O medo é irmão da dúvida. Assim, devemos ter confiança e assumir definitivamente o caminho para quando o seguirmos nossa vida se tornar substancial, positiva e evolutiva. Não podemos trair a nossa essência pela dúvida, pela comodidade, por achar que as coisas já estão boas como da maneira como se apresenta.

Tudo isto é um truque da mente. É necessário construirmos um caminhar forte para obtermos ou chegarmos ao caminho da individuação até o último momento, até a morte física. Não existe descanso neste mundo material, nem situação estável. Tudo está se transformando e em movimento todo o tempo, e dessa forma nossa vida pode se tornar um desespero, uma mentira, um sonho que tentamos imaginar.

Assim, temos que ganhar mais e mais confiança. Temos que nos arriscar cada vez mais e ficar independente de tudo o que nos possa acontecer, ou no que a nossa mente queira acreditar. Não façamos tantos planos para o futuro. Tudo está acontecendo no agora, portanto, viva o agora! Miguel Angel.




REFLEXOS

Olhe-se em um espelho!
O que você enxerga?
Tente ver com mais profundidade.

Ótimo! Olhe! Admire! Contemple! Você pode ver uma imagem porque o espelho é um objeto reflexivo, agora, medite no reflexo e não o que ele exatamente é, quando você se move, a imagem refletida se move também, mas esse reflexo não é você, e é você também de certo modo, mas ele é só um reflexo da luz daquilo que você realmente é, entende?

Então, é assim que se começa a compreender a ilusão, esta ilusão faz parte da realidade, só que é um reflexo, e, neste mundo material, tudo o que estamos vendo é só um reflexo ilusório, e a nossa mente, a nossa percepção, é como um espelho, não da para ver o que é real.

A ilusão não é algo falso, mais ela vem da realidade que se reflete em nossa mente que ainda está condicionada pelos sistemas de crenças sociais, essa ilusão significa aquilo que não é, parece ser, mas não é, assim como o nosso reflexo no espelho, é a gente, mas não é, porque é só uma imagem criada. 
Da mesma maneira, posso pensar este mundo material é só um reflexo do mundo espiritual. Por isso, ele é uma ilusão. Tudo aqui, que julgamos ser uma realidade pela nossa percepção mental e intelectual, não passa de uma fantasmagoria, um véu tênue do mundo verdadeiro. Mas o sábio, que foi além da percepção mental, que usa a sua inteligência, pode ver a situação real do mundo espiritual, assim como nós, através do espelho podemos contemplar o objeto real que reflete a imagem no espelho. Assim, tudo aqui tem um sentido superior quando contemplamos a existência com nossa essência.

Temos que purificar o espelho da nossa mente, limpá-lo, com amor, verdade e sabedoria divina, para que possamos realmente ver o reflexo do espírito dentro da dimensão material. Tão logo isto aconteça, saímos da ilusão, no sentido reflexivo da existência, e existimos naquilo que somos de fato, um espírito um ser único e ai não ficamos mais nos contemplando pelo reflexo da vida e sim sentimos a vida em si, além dos reflexos. Esta é a meta do caminho da individuação para que em posse da nossa própria realidade como ser e possamos nos conectar a nossa essência. Miguel Angel

CORPO E MENTE

Como o corpo funciona e ativa a mente ou é a mente que ativa o corpo?

Bom! Se o corpo não se movimenta, ele não fica flexível, por conseguinte a mente fica presa engessada e, é por isso que precisamos dar flexibilidade ao corpo para que a mente se solte, se liberte e extravase tensões musculares e os conteúdos emocionais.

Nosso corpo é composto entre outras coisas, de vários músculos que precisam ser movimentados para poder permanecer elásticos. Se, eles tornam-se rígidos, consequentemente nos tornamos pessoas rígidas na postura, no comportamento, nas atitudes, na maneira de ser, no pensar e no viver.

É sabido que os indivíduos flexíveis não costumam construir verdades absolutas, estão abertos e conectados aos movimentos dinâmicos da vida e por isso estão sempre adquirindo novas ferramentas e novas formas de expressão.
Nossas couraças e máscaras são construídas por nossa da rigidez física e mental que fomos observando e construindo no transcurso de nossa vida, essa rigidez começa ainda criança quando, por exemplo: engolimos o choro para nos tornamos fortes para vencer na vida.

De que forma podemos mudar essa postura e tornar nosso corpo e mente mais flexível? Podemos cuidar de nosso corpo de várias maneiras, mas, poucas são as formas que cuidam do corpo e da mente simultaneamente.

Uma simples caminhada já é um bom começo para que o corpo se movimente, oxigene o cérebro e abra a mente. Outros exercícios que não agridem o corpo tornam-nos suaves e elásticos e provoca um bem estar mental são os originários da cultura oriental, como o tai chi chuan, chi kung etc., no ocidente tem o pilates, que provocam grande alongamento muscular.

A ioga é outra pratica oriental que embora seja uma filosofia de vida promove um total bem estar por reunir em uma só prática, a meditação, a respiração e o equilíbrio de postura e alongamento.

Se de todo você não é adepta de nenhuma atividade física, tente pelo menos uma massoterapia, acupuntura, shiatsu, atividades muito boas para relaxar os músculos. A ideia é soltar e relaxar os músculos, pois neles são acumulados os sentimentos e também as emoções e a finalidade é desmanchar os nós retirando as tensões e as preocupações para que o corpo liberte a mente e sinta viver a vida. Como você vê não tem escusa para ficar rígido e tenso. Movimente-se! Miguel Angel.