NECESSIDADE E AMOR

O melhor relacionamento é aquele no qual o amor pelo outro é maior do que a necessidade de um pelo outro. Quando a necessidade é maior do que o amor, então não existe uma real união, consequentemente aparecem  os conflitos e separações, porque ninguém pode ser ou se anular pelo outro.

O amor é algo que nos completa e nos faz ser total com o outro. Não devemos criar uma necessidade porque o amor não é algo dependente do resto. O amor é um poder interno que nos mantêm na eterna satisfação, e quando estamos rendidos no amor, então as nossas necessidades neste mundo são diluídas.

Quando nos referimos a um amor espiritual, não podemos compará-lo com os valores emocionais humanos, pois sua finalidade é servir incondicionalmente. Quando entregamos todas as nossas atividades, emoções e pensamentos para cumprir os desígnios de Deus, teremos condição verdadeira, podendo amar e ser amado. Miguel Angel.

Texto extraído de meu livro "Hoje acordei pensando..."
Edição RJ 2019

CONSTELAÇÃO FAMILIAR


Constelação Familiar é um trabalho terapêutico, fenomenológico e filosófico que foi desenvolvido pelo psicoterapeuta pedagogo Bert Hellinger.
E um processo de terapia breve e que pode ser elaborado ou praticado individualmente ou em grupo. Quando é individualmente, o cliente traz a sua questão ou tema, e o facilitador constelador utiliza como ferramentas de trabalho bonecos ou papeis para a representação simbólica da interpretação e leitura da questão.

Quando o atendimento se dá em um grupo, a questão do cliente é exposta pelo mesmo e naquele  momento os participante da vivencia, poderão ser solicitados a participar da representação temática, e que irão constelar também as suas questões.
O objetivo da Constelação Familiar é trazer a tona, questões, atitudes, pensamentos, doenças, ações, medos etc... Muitas vezes inconscientes, imperceptíveis, situações que precisão ser mudadas e que não conseguem ser feitas.

No trabalho de Constelação tanto individual, como em grupo, forma-se um campo de força que é chamado simbolicamente de movimento da alma. É nesse campo energético que os bloqueios inconscientes, de nossos pais, de nossa ancestralidade, de nos mesmos e outros tantos assuntos que fazem parte das nossas vidas ou fizeram parte da vida dos familiares que perduram ainda hoje, vem para a superfície e se mostram consciente.
Nesse processo terapêutico que foi desenvolvido, aparece essa dinâmica escondida e torna-se ampliada, fazendo com que o cliente tome ciência e possa ter uma reconciliação ou resolução das suas dificuldades.

Desta maneira, quando o individuo se liberta das identificações do passado e com familiares a situação oculta fica consciente de si, dando a sua melhora e a cura torna-se mais acelerada.
Qualquer tema pode ser constelado desde desequilíbrios emocionais sem causa aparente, separações, doenças crônicas, desordem financeira, vida profissional, entre outros muitos temas. Miguel Angel

FAÇA CONSTERLAÇÃO!

RELACIONAMENTO; RELAÇÃO E RELACIONAR-SE

Hoje em dia muito se fala em relacionamentos, convívio, sociedades, vida a dois, alianças, uniões, contratos, etc., porém, tudo isso é parte essencial de nossa vida. Vivemos em sociedade e somos seres gregários, mas, como isso funciona? Ou melhor, dizendo; como podemos fazer para ter e viver um bom relacionamento?

A partir do nosso primeiro momento de vida, nosso primeiro relacionar-se é com a nossa mãe, é ela que nos introduz no mundo, em seguida vem os outros cuidadores, pai, avós, irmãos, tios e todos os que convivem nesse entorno de nossa infância.

Quando nos tornamos adolescente nos sentimos donos do mundo, nos bastamos, sabemos de tudo! Pensamos que nossos pais e os mais velhos não sabem de nada! Mas, nem por isso vivemos isolados, procuramos relacionamentos com a nossa trupe, nossa galera, nossos iguais e assim vamos formando turminhas e grupinhos.
Depois vem a juventude, a liberdade, novos interesses, novas amizades, e com isso surgem os outros relacionamentos como os afetivos, o primeiro amor, as ilusões, desilusões, e assim seguimos nossa vida nos relacionando, nos estudos, trabalho, profissão, casamento e filhos. 

O que isso quer dizer? Que temos que mantermos essas relações?
Sim e Não! São escolhas! Muito bem, Primeiro que relacionar-se com o outro ou com os outros, é aliar-se é aceitar o outro como ele. Parece fácil? Na teoria sim, mas para isso temos que fazer concessões, e entrar em acordos, sim! Acordos! Preestabelecido, pois que de outra forma não se tem como se mantém nas relações, tem que se colocar.

No sentido profissional “manda quem pode e obedece que tem juízo”, portanto em cumpro ordens porque isso faz parte do meu contrato de trabalho, sou pago (a) para isso, e, se não estou satisfeito, “pulo fora”.
Nas sociedades também funciona assim, dois ou mais sócios estipulam suas obrigações e ações para que a convivência seja saudável, rentável e durável.
E nos relacionamentos afetivos interpessoais? Essa é a parte mais difícil, pois, o bônus é sempre menor que o ônus. Por que relacionar-se com o outro é mais difícil (mas não impossível)? Porque sempre esperamos mais do outro e esquecemo-nos de nós mesmos. 

Sempre cobramos e queremos algo como atenção, carinho, amor e ajuda. Tudo o que nós damos também queremos o dobro de volta. A questão é que damos porque queremos e não para ter algo em troca. Difícil né? Somos seres humanos e esperamos recompensa pelos nossos atos, por que estamos no controle ou no apego.

Relacionar-se com o outro primeiro significa não perder a sua individualidade; é doar-se sem reservas e sem cobranças, é abdicar de alguns gostos, costumes, hábitos, para uma convivência melhor e mais ajustada. Não é anular-se, e sim um entendimento e maturidade para que se possa fazer o melhor e para que se tenha um crescer um estar junto saudável e harmônico. Miguel Angel...

EXERCICIOS DE PROTEÇÃO PARA TODA AS HORAS

 Técnicas que combatem energias negativas amenizam a saudade, melhora o astral e auxilia na criatividade.

A maioria das pessoas tende a entender como folclóricas certas práticas antigas. A figura da rezadeira ou benzedeira está desaparecendo, as rezas que eram feitas nas casas das pessoas são raras hoje e os rituais que tocam a espiritualidade foram banalizados. Mas se desmistificarmos certas práticas, se tirarmos delas o caráter religioso, esotérico, e tentarmos entendê-las num contexto mais pragmático, poderão alcançar outra dimensão da realidade e compreender que temos dentro de nós uma coleção infinita de informações que estão perdidas e que valem a pena ser resgatadas para serem utilizadas em nossas vidas.

A imaginação é uma fonte de produção da realidade. É na imaginação que nascem todas as coisas, todas as idéias que serão postas em prática no mundo material. Num plano mais sutil, porém não menos real são criadas nossa realidade o tempo todo. Planejamos nosso dia e até nossa vida de forma inconsciente na maior parte das vezes.

Quantas coisas acontecem e dizemos que não gostaríamos que tivessem acontecido ou que não estavam nos nossos planos? Isso pode ser:

Ser demitido
Mudar de casa
Receber um convite para uma viagem inesperada
Ser convidado para escrever artigos num site
Trocar de carro de uma hora para outra etc.

Muitas coisas que tomamos por "acidente de percurso" estavam sendo "fermentadas" em nosso subconsciente, e é claro que não nos damos conta disso. Acabamos por nos descuidar "voluntariamente" quando lá no fundo desejamos um filho, mesmo que o momento não seja o mais apropriado. Criamos condições para a demissão quando não gostamos do que fazemos ou quando não suportamos mais aquele chefe. Aquela amiga vai deixar a casa onde mora e você vê uma oportunidade de viver com mais conforto. Algo em você deseja que suas idéias e seus conhecimentos se espalhem e surge um convite oportuno para escrever e assim por diante, sem que nenhuma dessas coisas faça parte consciente de seus planos.
Imaginação é a chave para tornar a vida melhor

O subconsciente não entende a linguagem das palavras, mas sim a linguagem das imagens. Quando sonhamos, sonhamos imagens. O sonho não tem som. É nossa mente consciente que monta o diálogo ou os barulhos em função dos sentimentos que as imagens do sonho produziram.

Partindo desse princípio, podemos inferir que se as imagens ficam gravadas no subconsciente e que nosso subconsciente nos "dá ordens" e nos conduz a experiências reais - não necessariamente experiências materializadas, mas certamente a experiências sensoriais, praticamente "concretas" - usar a imaginação pode ser um recurso para proteção, para conquistas e até mesmo para diversão.

Basta imaginarmos uma situação perigosa para que tenhamos a sensação de estarmos realmente em perigo, não é verdade? Se imaginarmos um encontro com alguém amado, chegamos quase a sentir o calor do abraço, pode nos excitar só de imaginar aquele beijo ardente. Também nos sentimos leves se imaginarmos que estamos voando nas asas de um condor, observando a paisagem andina.

Ora, se a imaginação é tão poderosa, por que não podemos condicionar conscientemente o nosso subconsciente - que entende a linguagem das imagens - para tornar nossa vida mais harmoniosa e, por que não dizer, mais espiritualizada?
Confira abaixo alguns exercícios de imaginação para você utilizar no seu dia-a-dia.

Proteja seu sono e seu dia

Antes de se deitar e assim que acordar imagine que você está suspenso no infinito do cosmo, debaixo de uma estrela brilhante que você elegeu como sua. Imagine que dessa estrela pende uma cachoeira de luz branca (da cor da estrela) e que essa luz penetra por sua cabeça, percorre cada célula de seu corpo e sai rapidamente pela sola de seus pés, se perdendo no infinito. Em seguida, imagine que seu coração é um sol. Você sente esse sol pulsando dentro de você, em seu peito, e os raios desse sol envolvem todo o seu corpo. Fixe essa imagem por trinta segundos... e está feito! Você está dentro de um campo de força, irradiando luz e calor.

Livre-se da energia negativa

Quando estiver perto ou falando com alguém negativo ou pessimista, proteja-se dessa energia, imaginando que entre você e essa pessoa existe um muro de luz que impede que a energia alheia chegue até você.

Insônia nunca mais

Deite-se de barriga para cima, respire profundamente três vezes, relaxe a musculatura em torno dos olhos e imagine estar sozinho na mais bela paisagem. Está anoitecendo e você assiste ao pôr do sol. Você ouve apenas os sons da natureza: ondas do mar se quebrando, a brisa tocando as folhas das árvores, os pássaros se recolhendo... Imagine que os últimos raios de sol atingem delicadamente seu peito, aconchegando você num sono profundo.

* Apesar de ser indicado para os insones, o exercício pode e deve ser feito por todos.

Seja feliz com o próprio corpo

Imagine-se em frente ao espelho e pense em você despindo suas roupas e olhando para a imagem refletida. Imagine que a imagem que vê no espelho é a imagem que você julga ser a ideal para você, é o seu corpo em sua melhor forma. Então entre no espelho, vire-se e vá se encaixando na imagem, até sentir que você se tornou essa imagem. Saia lentamente do espelho com seu corpo e seu rosto renovados e siga em frente, curtindo a nova forma.

*Esse exercício é muito útil para quem está fazendo dieta, pois o corpo guarda a memória da imagem ideal e naturalmente você será disciplinado até chegar onde deseja ou precisa.

Amenize a saudade

Num ambiente tranqüilo e sentado ou deitado confortavelmente, imagine a pessoa de quem você está saudoso, não importa se essa pessoa já morreu ou se é alguém que não vê há tempos. Imagine que vocês estão num campo de flores e que caminham na direção um do outro lenta e levemente. Sinta o calor do corpo e a alegria do encontro e se abracem longamente... O efeito é mágico, confortador.


Invente sua própria técnica

Se quiser amor no seu ambiente, coloque Vênus, a Deusa do amor, no centro de sua casa. Se precisar de segurança ao falar, imagine Mercúrio, o Deus da comunicação, ao seu lado, lhe emprestando o dom da palavra. Ou invente você mesmo seu próprio "deus", dê a ele um formato em sua imaginação e o coloque a seu serviço. E assim, através da imaginação, você pode inventar suas próprias técnicas, basta usar a criatividade.


Mas não acredite simplesmente em tudo o que eu disse. Experimente

VIVER

Viver:
Eu vivo, tu vives, ele vive, vivemos nós, viveis vós, vivem eles. Podemos dizer então que viver é: ser, ver, respirar, atuar, sentir, aproveitar, usufruir, viver é realmente existir.

Vida:
É um espaço de tempo tênue com princípio meio e fim. Minutos, horas, dias, anos. Poucos usufruem muitos não se dão conta, outros não estão nem aí, e poucos a vivem com valor e verdade e esses são os que valorizam cada espaço de tempo desde o simples acordar até voltar outra vez a dormir, cada minuto e segundo.
A vida é saber se respeitar é ir e vir, é perceber-se como um ser íntegro e verdadeiro é sentir e entrar em contatos com suas emoções internas, suas dores e felicidades e, isso é uma perfeita criação diária.

Alguém em algum lugar disse: Só existem dois dias na vida que não podemos viver; o ontem e o amanhã. Vivamos então o Agora! Que é o melhor momento de nossa existência. Miguel Angel.